segunda-feira, 30 de novembro de 2009

"PEGADINHAS PICANTES" É PARTE DA ESTRATÉGIA DO SBT DE TENTAR SEGURAR A AUDIÊNCIA A QUALQUER CUSTO

Silvio Santos faz de tudo para o SBT
não perder pontos no IBOPE

Outro dia cheguei próximo as 23 horas na casa do meu pai, estava acompanhado da minha esposa e da minha filha de quatro anos de idade. Distraidamente começamos a conversar e a televisão estava sintonizada no SBT, de repente começou a aparecer mulheres praticamente nuas com os seios à mostra, rapidamente mudamos a sintonia da televisão, tiramos do SBT e colocamos em outro canal.

Depois, outro dia fui verificar próximo as 23 horas que tipo de programa era aquele no SBT. Descobri que são vídeos de um país da Europa, pela fisionomia das pessoas pode ser um país do leste europeu. No SBT o programa se chama "Pegadinhas Picantes".
O que quer Sívio Santos com esse tipo de programação?

O SBT a exemplo da Globo também sofre uma perda constante de audiência, o segundo lugar de de outros tempos ja era, agora é da Record e as mudanças na prograação do SBT tentadas por Silvio Santos não deram o resultado esperado, pelo menos até agora.
Diante da situação colocada não restou outra opção ao SBT senão apelar para o sentimento machista de uma audiência de telespectadores composta mojoritariamente por homens, após as 23 horas.
É uma estratégia de tentar segurar alguns pontinhos no IBOPE que poderiam estar indo para a Record a qualquer custo

Isso acontece hoje por culpa do próprio SBT que durante anos simplesmente se contentou em ser o segundo lugar sem maiores investimentos, apenas apostando no perfil da audiência composta pelas camadas população brasileira com menor escolaridade. Agora que o perfil de escolaridade da população brasileira esta melhorando de forma constante, com maior acesso ao ensino médio e superior, Silvio Santos e o SBT estão tendo dificuldades em criar uma programação competitiva.

Recentemente quando da ida de Gugu para a Recor, li diversos colunistas da área de televisão do PIG saudarem as contratações que Silvio Santos fez de profissionais que estavam na Record, como positivas e ousadas, porem até agora nenhum desses contratados deu o retorno esperado por Silvio Santos.

Quanto ao "Pegadinhas Picantes", sem querer fazer demagogia barata e moralista, o que eu posso dizer é que meu instinto foi o de mudar o canal rapidamente antes que minha filha de quatro anos começasse a perceber com clareza as cenas de nús femininos.
Como a maioria das pessoas são sérias e tem responsabilidade sobre isso, principalmente levando em consideração as crianças, acho que esse programa não irá durar muito tempo na programação do SBT.

Flávio Luiz Sartori - flavioluiz.sartorigmail.com

Um comentário:

  1. Sabe o que é pior que tudo isso? Fazer propaganda dessas pegadinhas durante o programa do Chaves, que passa meio-dia e tem só criança assistindo... Sinceramente, acho que só um processo e uns dias de cadeia pra esse homem aprender que ele tem uma concessão pública e não pode passar o que der na telha.

    ResponderExcluir