sexta-feira, 25 de setembro de 2009

RELATÓRIO DA PESQUISA CNI/IBOPE DO PRÓPRIO IBOPE TEM COTAS DE ENTREVISTADOS POR REGIÕES DO BRASIL COM NÚMEROS DE ACORDO COM O TSE

A hora reflexão...Nada Convence mais que a verdade

A frase do título deste texto pode parecer que o IBOPE então não é de todo errado, na realidade seus números que estão de acordo com os números das cotas de eleitores por região do Brasil do TSE representam um verdadeiro ato de passar recibo de que as diferenças nas cotas por Escolaridade entre o IBOPE e o TSE estão erradas e por algum motivo muito sério.

De acordo com o IBOPE os números das cotas usadas por região foram os seguintes: Regiões Centro Oeste e Norte 14%, Região Nordeste 27%, Região Sudoeste 44% e Região Sul 15%.

Os números do TSE em relação aos eleitores por região são os seguintes Região Centro Oeste 7,05, Região Norte 7,3%, Região Nordeste 27,05%, Região Sudoeste 43,6% e Região Sul 14,9%. Também fazem parte dos registros do TSE que 0,1% dos eleitores residem do exterior.

Apesar de parecer irrelevante diante dos números do texto editado antes deste, esses números são fundamentais porque mostram que a diferença significativa esta em uma cota, a da escolaridade.
O IBOPE pode até argumentar que a cota de 6,2% do TSE, que representa 124 entrevistados na amostragem de 2.002 seria um universo pequeno que não permitiria uma analise dos votos dos eleitores com Curso Superior, porém não podemos esquecer que a amostragem mínima aceita é de 120 pessoas.
A cota maior de pessoas que chegaram à universidade comprovadamente influencia nos números finais da pesquisa.
Se o caso é fazer uma pesquisa com números seguros e se a cota de 124 não é considerada segura para o IBOPE então porque o IBOPE e o Sensus, que apresentaram amostragens com praticamente o mesmo erro, no momento de apresentarem o orçamento de trabalho deles para a Confederação Nacional das Indústrias, a CNI e a Confederação Nacional dos Transportes, a CNT, não apresentam uma proposta com uma amostragem maior com o dobro dos 2002 entrevistados?

Os problemas são dois; primeiro a aparente falta de compromisso com o resultado e com a possibilidade da opinião pública ter acesso a informações que tornem a interpretação dos números nos detalhes mais fácil, segundo os interesses que estão em jogo na divulgação de uma pesquisa como esta.
Num passado não muito distante, a pouco mais de dez anos, a inexistência de mecanismos de comunicação de massa que permitissem a troca de informações de maneira rápida como é o caso da Internet hoje, não permitia que milhares de pessoas tivessem acesso a uma informação que pudesse ser contestada em menos de 24 horas.

Em 2004 na Espanha logo depois dos atentados de Madrid o Partido Popular, PP, que estava no poder e era favorito nas eleições tentou colocar a culpa pelos atentados nos terroristas do ETA, na medida em que as informações foram esclarecendo que o atentado tinha sido praticado pela Al Qaeda, os eleitores espanhóis foram mudando de opinião e em menos de 48 horas se sentiram esclarecidos e mudaram o voto dando a vitória aos socialistas.

É exatamente o sentimento de contrapor a mentira com a verdade, facilitado nos dias de hoje pela troca rápida de informações que permite as pessoas terem a visão exata da realidade e se posicionarem com racionalidade sobre o assunto. O IBOPE é uma lenda na mídia brasileira, já foi sinônimo que servia para medir se alguma coisa ia bem ou mau, sua palavra já foi considerada a última, no entanto, se ele continuar faltando com a verdade, à realidade que já mudou muito o colocara no ostracismo, não tenham dúvida.

Flávio Luiz Sartori –
flavioluiz.sartori@gmail.com – critiquem, por favor.

2 comentários:

  1. Tudo mundo que navega na rede, sabe que o globope é comprado por serra e a rede de bobos. Acreditar em qualquer coisa que vem desta corja fica dificil. Mesmo comtoda maracutaia, Dilma vai ganhar no primeiro turno. E, veremos a extinção ou quase dos demônios e tucanalhas.

    ResponderExcluir
  2. Convenhamos que Dilma não é melhor que Serra, quiçá até pior.
    Alguém já viu a ficha criminal dela??
    E não venham me dizer que ela já pagou,uma vez que a mesma já assumiu o que fez.
    Mas Brasil é isso aí,ou você entra pra política bandido ou você se torna um lá.

    ResponderExcluir