quinta-feira, 17 de setembro de 2009

JORNALISTA PAULO HENRIQUE AMORIM ABRE ESPAÇO EM SEU SITE PARA MOSTRAR COMO ALGUNS INSTITUTOS DE PESQUISA MANIPULAM O PLANEJAMENTO DE SUAS AMOSTRAGENS

Muito antes de editar este blog venho denunciando como alguns institutos de pesquisa manipulam os resultados das pesquisas com cotas de entrevistados em maior quantidade onde os candidatos favorecidos pelos interesses que eles representam tem mais intenções votos.

Desde de 13 de Julho quando postei Pesquisa IBOPE para Governo de São Paulo de 03 de Junho de 2009 meu primeiro texto que inaugurou este blog venho demonstrando e comprovando a prática da munipulação.
Depois editei uma série de textos sobre o tema que vale a pena lembrar:

A PESQUISA DE AVALIAÇÃ DO SENADO de 16 de Julho de 2009.

PESQUISAS SOBRE RESTRIÇÃO AOS FRETADOS E AVALIAÇAO DO MANDATO DO PREFEITO GILBERTO KASSAB NA CIDADE DE SÃO PAULO
As diferenças entre as cotas de entrevistados por escolaridade usadas pelo Data Folha e as cotas reais do Tribunal Superior Eleitoral, de 21 de Agosto de 2009.


CONTINUAM OS NUMEROS CONTRADITÓRIOS... de 24 de Agosto de 2009.

EU VOLTEI...DEBATE SOBRE OS MÉTODOS USADOS NO PLANEJAMENTO DAS AMOSTRAGENS DAS PESQUISAS I, de 07 de Setembro de 2009.

ANÁLISE DA PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA NACIONAL PARA A CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO TRANSPOSRTE (CNT) FEITA PELA SENSUS PESQUISA E CONSULTORIA - PARTE I , de 08 de Setembro de 2009.

ANÁLISE DA PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA NACIONAL PARA A CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO TRANSPOSRTE (CNT) FEITA PELA SENSUS PESQUISA E CONSULTORIA - PARTE II , de 09 de setembro de 2009.

SENADO APROVA LEI SOBRE A METODOLOGIA DAS AMOSTRAGENS QUE OBRIGA INSTITUTOS DE PESQUISAS USAREM DADOS ESTATÍSTICOS DO IBGE , de 09 de Setembro de 2009.

DEBATE SOBRE OS MÉTODOS USADOS NO PLANEJAMENTO DAS AMOSTRAGENS DAS PESQUISAS DE OPINIÃO I (AMOSTRAGENS PROBABILÍSTICAS), de 14 de Dezembro de 2009.

Gostaria de agradecer o espaço do site paulohenriqueamorim.com e aguardem estou preparando os textos sobre as amostragens não probabilísticas e por cotas, que fazem parte da sequência sobre o assunto na série que estou editando neste blog.

Flavio Luiz Sartori - flavioluiz.sartori@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário