quarta-feira, 30 de setembro de 2009

DESABAFO: PRECONCEITO NO JORNAL DA GLOBO DE ONTEM, ARNALDO JABOR CHAMOU BOLIVIANOS, EQUATORIANOS E VENEZUELANOS DE CUCARACHAS

Cucarachas são baratas, para saber o que uma barata desperta em um ser humano (ja vi muito homem com medo de barata) basta perguntar para as pessoas, principalmente as mulheres o que elas acham das baratas.
Nos EUA, os preconceituosos demonstravam e ainda demonstram seus sentimentos chamando os migrantes de origem espanhola e tambem portuguesa, como nós brasileiros de "cucarachas", ou seja, aos olhos deles eramos e infelizmente ainda somos para uma significativa parcela dos americanos, tão repugnantes quanto baratas.
No Brasil o termo é lembrado pela obra do Henfil; 'Diário de um cucaracha", onde ele escreve sobre o preconceito dos ianques aos imigrantes do terceiro mundo, e aos brasileiros em particular, relatando inclusive o que sentiu na pele quando passou uma temporado nos EUA nos anos setenta.
Pois é, e não é que o Sr. Arnaldo Jabor, ontem, dia 29 de Setembro ao fazer analise, crônica, ou seja la o que for, à noite no Jornal da Globo, ao encerrar sua fala expondo sua opinião de que os responsáveis pela presença de Zelaya na embaixada do Brasil em Hunduras eram os venezuelanos de Chaves e tambem os equatorianos de Rafael Corrêa e os bolivianos de Evo Morales, se referiu a eles como os cucarachas.
Dizem que um dia um homem sempre revela sua verdadeira personalidade, se eu soubesse quem Arnaldo Jabor realmente era, jamais teria perdido meu tempo lendo suas crônicas durante a campanha pelo impeachement de Collor em 1992.

Flávio Luiz Sartori

Nenhum comentário:

Postar um comentário