sábado, 6 de maio de 2023

A TELEVISÃO FOI PIONEIRA DA MENTIRA PARA ENGANAR O POVO


Muito se fala sobre como o Brasil chegou na situação de ser hoje ainda um país dividido, quase a metade dos brasileiros tem uma postura mais próxima das idéias e comportamentos progressistas, por exemplo é o pessoal que vai no carnaval.

A outra parcela da população se apega ao conservadorismo que se intensificou com o crescimento do evangelismo pentecostal, eles abominam o outro segmento da sociedade que tem a abertura para o viés progressista.

Tudo isso foi sendo plantado aos poucos pelo avanço da comunicação de massa tanto em todo planeta quanto no Brasil, veio com força pelo rádio na primeira metade do século XX, depois de massificou mais ainda com a televisão na segunda metade do mesmo século e a partir dos anos 90 e inicio do século XXI a internet começa e se espalhar e evoluir em um processo cada vez mais rápido.

Isso obviamente tem reflexo na opinião pública, as idéias se espalham por todo planeta, as sociedades se dividem e a intolerância se torna cada vez mais lugar comum.

Neste momento vamos se ater ao fato de como tudo isso tomou corpo, uma música tentou interpretar o que acontecia em plenos anos 80 e 90 do século passado, na visão do grupo Titãs, estamos falando de "Televisão", composta pelos músicos da banda, Tony Belloto, Marcelo Fromer e Arnaldo Antunes.

A música alertava para o fato de que a televisão poderia deixar as pessoas "burras", ou seja, ao invés de proporcionar conhecimento sério e obviamente cultura propositiva, a televisão desinformava e confundia a cabeça das pessoas com falsas informações e isso representava o conteúdo da desinformação, como por exemplo fuxicos sobre a vida de celebridades com falsas ou distorcidas informações.

Para que possamos refletir, ai vai o clip da música  "Televisão", prestem a atenção na letra da música e tirem suas próprias conclusões:


Nenhum comentário:

Postar um comentário