terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

A PESQUISA CNT/MDA DIVULGADA HOJE, 18/02, TEM AMOSTRAGEM MUITO PEQUENA. COM DUAS MIL ENTREVISTAS A POSSIBILIDADE DE ERROS É MUITO GRANDE. O TSE PRECISA DE CONSULTORIA TÉCNICA PARA ESTABELECER CRÍTÉRIOS DE CONFIABILIDADE PARA AS PESQUISAS ELEITORAIS.


A pesquisa CNT/MDA de hoje, 18/02, com apenas duas mil entrevistas para 
todo o Brasil esta mais para enquete do que para uma pesquisa.

As pessoas que gostam de política, os estrategistas das campanhas eleitorais e dos meios de comunicação sérios precisam estar atentos a realidade dos fatos e não ficar se deixando levar por informações não confiáveis. Maior exemplo de como não se pode deixar de levar em conta a essência além da aparência esta na pesquisa CNT/MDA divulgada hoje.

Existem dois tipos de pesquisas, as feitas para atender o interesse de quem contrata o serviço de pesquisa e as pesquisas realizadas com o objetivo de buscar a verdade dos fatos com objetivos estratégicos sérios.

A Pesquisa CNT/MDA simplesmente pretende agradar gregos e trioanos, na medida em que mostra a Presidenta Dilma Roussef liderando a corrida presidencial com 43,7% de intenções de votos tendo até crescido mesmo que seja pouco e com números referentes à sua popularidade diminuídos dentro da margem de erro da pesquisa.

Porque isso teria acontecido?

Porque a amostragem da pesquisa de duas mil entrevistas é pequena, digo muito pequena. As entrevistas foram realizadas em 137 municípios. O Brasil tem hoje 5.570 municípios.

Os municípios com população total de até 50 mil habitantes representam um pouco mais de 22% da população brasileira. Com a amostragem de 2000 entrevistas usada pelo MDA, pela lógica os 22% representam um total de 440 pessoas entrevistadas.

Levando em consideração que hoje, de acordo com estimativas do IBGE, o Brasil tem uma população de 202.152.129 habitantes, logo 22% desse total seriam 44.473.468 de brasileiros. Obviamente que 440 entrevistas, em hipótese alguma refletem esta parcela de 22% da população brasileira. Nesse caso as distorções de resultados não são somente de dois ou três por cento que é margem de erros que as empresas estabelecem para estas pesquisas, são maiores e podem chegar a 5 pontos.

Conclusão lógica e realista, é obvio e evidente que esta pesquisa CNT/MDA não pode ser parâmetro para uma análise realista. Ela serve apenas para alimentar a necessidade de que fatos sejam criados para alimentar a mídia com viés para desacreditar o Governo Dilma.

Quem quiser ter acesso a realidade para uma leitura séria deve buscar pesquisas mais sérias e consistentes.


Flávio Luiz Sartori


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