quarta-feira, 8 de março de 2017

É SEMPRE BOM LEMBRAR QUE O DIA DAS MULHERES NASCEU DA LUTA DE TRABALHADORAS CONTRA A OPRESSÃO E PELO DIREITO A UMA VIDA COM DIGNIDADE.

Século XIX, o capitalismo consolidava a industrialização e uma 
das principais fontes de trabalho ainda praticamente escravo 
foram as mulheres que eram obrigadas a trabalhar 16 horas 
por dia em troca de salários miseráveis.


Em tempos de luta pela democracia  em um Brasil, que vive sob o nefasto governo golpista comandado pela Rede Globo dos irmãos Marinho com um presidente Temer fantoche a serviço das elites atrasadas com origem escravagista, temos a obrigação de lembrar como nasceu o DIA DAS MULHERES.

Em 8 de março de 1857 mulheres operárias de uma fábrica de tecidos em Nova York fizeram uma greve para reivindicar melhores condições de trabalho. Na metade do século XIX as mulheres eram obrigadas a trabalhar 16 horas por dia e recebiam apenas um terço do que os homens ganhavam.

Em pleno século XIX aquelas heroicas americanas fizeram uma greve para reivindicar redução na carga diária de trabalho para 10 horas, equiparação de salário com os homens e tratamento digno no trabalho.

A greve foi reprimida com violência. As mulheres grevistas foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 operárias tecelãs morreram queimadas.

As mulheres americanas de Nova York  se tornaram mártires e foram consideradas um símbolo na luta pelos direitos das mulheres.

Somente em 1910, durante uma conferência na internacional das mulheres socialistas, realizada em Copenhague, Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857.

Nos últimos tempos o dia das mulheres foi transformado em uma data comemorativa onde namorados, maridos e amigos são incentivados a presentear suas homenageadas pela mídia de consumo. 

Nada contra os presentes, afinal que não gosta de ser presenteado? No entanto, não podemos esquecer que ainda vivemos em um mundo machista, principalmente neste momento em que o Brasil esta sob um governo ilegal e golpista, que se instalou no poder para retirar direitos conquistados com muita luta pela maioria da população trabalhadora, dentre as quais estão milhões de mulheres.

Neste contesto, o dia das mulheres é, acima de tudo, uma data de reflexão e luta.



Nenhum comentário:

Postar um comentário