domingo, 10 de março de 2013

PESQUISA IBOPE ENCOMENDADA PELA ONG AVAAZ, QUE TEVE COMO RESULTADO, QUE UMA MAIORIA DE BRASILEIROS ESTARIA DE ACORDO QUE OS SENADORES DEVERIAM EXIGIR A RENÙNCIA DO PRESIDENTE DO SENADO RECENTEMENTE ELEITO, TEM AMOSTRAGEM COMPROMETIDA E POR ISSO MESMO DEVE SER QUESTIONADA.

 

O Senado Federal representa o equilibrio entre todos
os Estados da República Federativa do Brasil.


A Ong Avaaz encomendou uma pesquisa ao IBOPE, com entrevistas realizadas nos dias 2 e 3 de Março de 2013, sobre a tendência da opinião pública dos eleitores brasileiros em relação a permanência ou não do Senador Renan Calheiros na Presidência do Senado.

A dias, desde que Renan foi eleito, grupos de eleitores e Ongs articulam abaixo assinado pedindo sua renúncia. Nesse sentido, de tudo fazem para ocupar um espaço na opinião pública, que permita uma soma de forças que culmine em pressão pela renuncia ou afastamento do senador.

Como pudemos constatar na eleição municipal do ano passado, a lei da ficha limpa esta em pleno funcionamento, se o senador Renan Calheiros tivesse mesmo alguma culpa no âmbito da justiça atualmente, já teria começado a responder por isso de fato. Até o presente momento Renan preenche todos os requisitos para exercer o cargo para o qual foi eleito.

No entanto, os grupos que pretendem sua saída, ao que parece, pretendem continuar tentando de todas as formas, para isso inclusive contrataram o IBOPE que fez uma pesquisa com uma amostragem de mil pessoas entrevistadas por telefone com uma parte da amostragem planejada de acordo com o tamanho dos municípios onde os entrevistados residem e outra parte em municípios sorteados com escolha de entrevistados de forma aleatória no cadastro das operadoras de telefonia. De acordo com dados do IBGE 12,09% dos domicílios brasileiros ainda não tem linha telefônica em suas residência, ou seja, a amostragem foi feita com base em 87,91% das pessoas na faixa etária acima dos 16 anos de idade de acordo com o IBOPE. Isso significa que a amostragem da pesquisa está defasada.

Outro detalhe sobre a pesquisa do IBOPE que precisa ser levado em conta está no relatório da pesquisa, disponível no site do IBOPE no http://avaazimages.s3.amazonaws.com/IBOPE_Avaaz_Poll_March2013.pdf , que mostra na página 01 que na amostragem de 1.000 entrevistas, 20% dos entrevistados tem Curso Superior enquanto que, de acordo com dados do TSE, na atualização mais recente, os eleitores com Curso Superior representam 7,4% do total do eleitorado brasileiro, isso sem levar em conta que 5,5% dos eleitores brasileiros ainda são analfabetos e este item nem aparece na amostragem do IBOPE.

A pesquisa IBOPE/AVAAZ também induz o eleitor a responder de forma estimulada que os Senadores deveriam exigir novamente a renúncia do Presidente do Senado, Renan Calheiros, como em 2007, exatamente porque o eleitor tem que responde a pergunta sobre o fato de que, se em 2007 os senadores interromperam suas atividades e exigiram a renúncia de Renan, porque não deveriam fazer o mesmo agora em 2013? Numa clara associação de fatos passados com o momento atual, sendo que, a maioria das pessoas, mesmo as mais informadas, dificilmente se lembrariam no momento em que são entrevistadas, de fatos que ocorreram a quase seis anos.  

O correto seria perguntar ao eleitor entrevistado se ele esta ou não acompanhando noticias sobre a eleição da presidência do Senado e também sobre o fato de que existe um movimento para pedir a renúncia do presidente do Senado. Somente os entrevistados que respondessem que estão acompanhando noticias sobre o fato e que obviamente estão inteirados sobre o assunto é que deveriam responder se acham que os senadores deveriam pressionar pela renúncia do presidente do Senado ou não. Da maneira com o foi feita a pergunta, ainda mais por telefone com uma resposta obvia estimulada, o resultado não poderia ter sido diferente do que foi.

Pelo que pude perceber a Ong Avaaz não precisa de “forçar a barra” para levar adiante seu questionamento que, aliás, está dentro do processo democrático vigente no Brasil. Porém ao fazer uso de uma pesquisa manipulada sua causa perde a legitimidade.

O senador Renan Calheiros disputou uma eleição e foi eleito pelos senadores com votos do PT ao PSDB, sua eleição foi legítima.

Se cidadãos, principalmente brasileiros, pretendem questionar a eleição de Renan que o façam de maneira ética e sem manipulações.
 
 
Flávio Luiz Sartori - flavioluiz.sartori@gmail.com

DEPOIS DE ALGUNS TEXTOS, MÚSICA PARA ACALMAR A ALMA... COM ZÉ RAMALHO RECUPERADO E PRONTO PARA CANTAR AVOHAI PELO BRASIL AFORA...






Em frente Zé...a vida é bela.


Flávio