segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

TODOS OS ANOS, NA ÉPOCA DO NATAL, OS CANAIS DE TV, ABERTOS E FECHADOS, A MÍDIA DE UMA FORMA GERAL, APRESENTAM ESPECIAIS SOBRE A VIDA DE JESUS CRISTO. GERALMENTE SE ESQUECEM DA OBRA PRIMA DO CINEMA FRANCO ITALIANO, "O EVANGELHO SEGUNDO SÃO MATEUS" DE PIER PAULO PASOLINI.

UMA OBRA DE ARTE ONDE JESUS CRISTO PODE SER NOTADO EM SUA ALTIVEZ CONTRA OS DESMANDOS DA HUMANIDADE REFLETIDOS NA CORRUPÇÃO E NA INJUSTIÇA DOS HOMENS. ACIMA DE TUDO, UM MOMENTO DE REFLEXÃO SOBRE NOSSOS ATOS NO DIA A DIA.




O "Essência Além da Aparência" não poderia ficar de fora deste momento.

Principalmente, porque o filme "O Evangelho Segundo São Mateus" foi incluído pela própria Igreja Católica entre os 45 filmes aprovados pelo Vaticano e nesta lista o clássico "Os Dez Mandamentos" não está. 

E porque isto?

Porque no filme, e vocês poderão assistir diretamente no site Glória.TV no link http://pt.gloria.tv/?media=135867&connection=corporate , Jesus Cristo interpretado por Enrique Irazoqui, apesar de aparentemente imodificável nas passagens mais marcantes do filme, se apresenta com impaciência com a falta de fé, com a incompreensão das pessoas em relação às escrituras de Deus, principalmente, com as eventuais más interpretações de suas palavras. 

O perfil de Jesus, na concepção de Pasolini contradiz com a visão comum de um Cristo meigo sempre disposto a tudo tolerar. 

Em O Evangelho Segundo São Mateus seus sermões são inflamados, e seu temperamento é constantemente sujeito a descontroles, como por exemplo, na forma exaltada com que ele reage ao estado corrompido em que encontra Jerusalém.

O filme segue de maneira fiel os textos do apóstolo Mateus que descreve todas as etapas da vida de jesus Cristo, de seu nascimento à ressurreição, porém vocês vão conhecer um Jesus Cristo, idealizado por Pier Paolo Pasolini, revolucionário e mais humano que divino, com traços de doçura e que reage com raiva à hipocrisia e à falsidade dos homens.

Caso queiram conhecer a obra e a vida de Pier Paolo Pasolini acessem http://pt.wikipedia.org/wiki/Pier_Paolo_Pasolini.


Este é o presente de fim de ano para os blogueiros que teimaram em seguir "O Essência Além da Aparência". Assistam esta obra de arte que tanto é um trabalho de fé, apesar do próprio Pasolini não ter tido esta intenção, que nem a própria Igreja Católica pode deixar de reconhecer.


OBRIGADO E FELIZ NATAL.


Flávio