sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

CORRUPÇÃO E ASSÉDIO MORAL ACONTECEM AO SEU LADO MAS VOCÊ NÃO PERCEBE OU NÃO QUER VER...


João Cândido Felisberto, também conhecido como "Almirante negro"  foi um militar 
da Marinha de Guerra do Brasil, líder da Revolta da Chibata em 1910. 
Se ele não tivesse feito sua parte, por quantos anos os marinheiros, 
principalmente os negros, continuariam a sofrer castigos corporais?


Tudo depende dos seus interesses ?

Parece que sim, principalmente quando as coisas erradas acontecem ao nosso lado e nós não queremos ver, fazemos vista grossa para tudo, para corrupção e também para o assédio moral propriamente dito.

Um ato de corrupção associado a prática descarada do autoritarismo acontecendo do nosso lado, atingindo as pessoas próximas, mas antes da fazer alguma coisa, tomar alguma iniciativa, preferimos pensar em nossos interesses particulares em jogo e que se dane o resto é assim que a vida vai em frente.

Então o que é isso?

Oportunismo e nada mais. Somente oportunismo.

Temos que refletir sobro isso.

Em 10 de Novembro de 2009 postei neste blog um texto sobre o Programa 12 Mulheres que na época era com entrevistas realizadas pela Jornalista Maria Candida. 
Nas entrevistas realizadas com 12 mulheres tailandesas, uma chamou a atenção, foi com uma mulher membro do parlamento da Tailândia.

A parlamentar  relatou que era uma policial que iniciou um trabalho social quando encontrou uma garota de 11 anos em um abrigo e que ela tinha sido estuprada pelo padrasto. Hoje a parlamentar participa de uma organização que se dedica a dar apoio as mulheres que não tem as denúncias que fazem por maus tratos encaminhadas pelas autoridades. O trabalho da organização é cobrar providências das autoridades. De acordo a parlamentar, se necessário, chefes e delegados de policia, secretários e até ministros são cobrados.

Mas o que me marcou mesmo na entrevista dessa mulher, que se dedica à política na Tailândia foi uma frase emblemática, ela disse: “Não podemos ter medo, se tivermos medo desistimos e nada acontece”

Isso mesmo, quem cala consente.

Quando acontecem coisas erradas em nossa volta e "fazemos vistas grossas" tudo continua da mesma forma e na maioria da vezes sofremos com isso.

Corrupção e  ASSÉDIO MORAL é tudo a mesma coisa gente, ou seja, são crimes. REAJAM SEMPRE ANTES QUE SEJA TARDE.



Flávio Luiz Sartori


quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

FIQUEI PENSANDO EM COMO FAZER UMA HOMENAGEM PARA OSCAR NIEMEYER, ENQUANTO FILOSOFAVA SOBRE A OBRA DO MESTRE LI QUE ELE TINHA COMPOSTO UM SAMBA COM UMA ENFERMEIRA EM UMA DE SUAS INTERNAÇÕES, AI PENSEI SÓ PODE SER COM SAMBA E COM O SAMBÓDROMO, UMA DE SUAS OBRAS...

Acho que o mestre da poesia em forma de arquitetura iria adorar ser homenageado com samba e alegria, então ao vai grande mestre:




Valeu Oscar Niemeyer, valeu ,valeu, valeu.......até um dia...

Flávio

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

FIQUEI PENSANDO SOBRE TODAS FACES DO CRIME DEPOIS QUE POSTEI O TEXTO SOBRE A CORRUPÇÃO ENTÃO CHEGUEI A CONCLUSÃO QUE AS PESSOAS FICAM INDIGNADAS QUANDO VÊEM “OS BONS MOÇOS” POSANDO DE SÉRIOS EXECUTIVOS E CORROMPENDO NA CALADA DA NOITE IMPUNIMENTE, AI A REVOLTA EXPLODE NA PERIFERIA E QUEM CONTROLA?


Nada justifica qualquer tipo de crime, nem a corrupção silenciosa que se esconde nos gabinetes silenciosos e seus ocupantes soturnos sempre dispostos a faturar algum para manter seus....digamos LUXO.

Mas na periferia a desigualdade bate na porta todo dia e em qualquer lugar no mundo. Então esta bela música do original de Stevie Wonder adaptada por Coolio como Gangsta`s Paradise é também um grito de protesto contra a arrogância dos bandidos de gabinete, dos "bons moços" disfarçados de executivos competentes quando na realidade não passam de apenas e tão somente, no mínimo estelionatários... nada mais...

Com vocês:




Acompanhem a letra e tirem suas conclusões apenas isso e nada mais.....nada mais...

Até a próxima.


Flávio Luiz Sartori