sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

CORRUPÇÃO E ASSÉDIO MORAL ACONTECEM AO SEU LADO MAS VOCÊ NÃO PERCEBE OU NÃO QUER VER...


João Cândido Felisberto, também conhecido como "Almirante negro"  foi um militar 
da Marinha de Guerra do Brasil, líder da Revolta da Chibata em 1910. 
Se ele não tivesse feito sua parte, por quantos anos os marinheiros, 
principalmente os negros, continuariam a sofrer castigos corporais?


Tudo depende dos seus interesses ?

Parece que sim, principalmente quando as coisas erradas acontecem ao nosso lado e nós não queremos ver, fazemos vista grossa para tudo, para corrupção e também para o assédio moral propriamente dito.

Um ato de corrupção associado a prática descarada do autoritarismo acontecendo do nosso lado, atingindo as pessoas próximas, mas antes da fazer alguma coisa, tomar alguma iniciativa, preferimos pensar em nossos interesses particulares em jogo e que se dane o resto é assim que a vida vai em frente.

Então o que é isso?

Oportunismo e nada mais. Somente oportunismo.

Temos que refletir sobro isso.

Em 10 de Novembro de 2009 postei neste blog um texto sobre o Programa 12 Mulheres que na época era com entrevistas realizadas pela Jornalista Maria Candida. 
Nas entrevistas realizadas com 12 mulheres tailandesas, uma chamou a atenção, foi com uma mulher membro do parlamento da Tailândia.

A parlamentar  relatou que era uma policial que iniciou um trabalho social quando encontrou uma garota de 11 anos em um abrigo e que ela tinha sido estuprada pelo padrasto. Hoje a parlamentar participa de uma organização que se dedica a dar apoio as mulheres que não tem as denúncias que fazem por maus tratos encaminhadas pelas autoridades. O trabalho da organização é cobrar providências das autoridades. De acordo a parlamentar, se necessário, chefes e delegados de policia, secretários e até ministros são cobrados.

Mas o que me marcou mesmo na entrevista dessa mulher, que se dedica à política na Tailândia foi uma frase emblemática, ela disse: “Não podemos ter medo, se tivermos medo desistimos e nada acontece”

Isso mesmo, quem cala consente.

Quando acontecem coisas erradas em nossa volta e "fazemos vistas grossas" tudo continua da mesma forma e na maioria da vezes sofremos com isso.

Corrupção e  ASSÉDIO MORAL é tudo a mesma coisa gente, ou seja, são crimes. REAJAM SEMPRE ANTES QUE SEJA TARDE.



Flávio Luiz Sartori


Um comentário:

  1. Execelente tema este! Lembrando que só há a corrupção porque há pessoas que se corrompem! Ao meu ver, são constituídas por quadrilhas que se aproximam e se apossam da máquina pública para cometer atos ilícitos, certos de que sairão impunes e com a sensação de serem intocáveis. Agora, tratando do tema assédio moral, podemos dizer que é um fenômeno cada vez mais comum no trabalho. A gravidade é tamanha e muitos que passam por isso não sabem o que fazer. Das duas, uma... Medo ou falta de coragem. Devemos combater este ato covarde praticado por pessoas despreparadas e agressivas.

    ResponderExcluir