quinta-feira, 23 de junho de 2011

OS BLOGS VIERAM PARA FICAR E TRANSFORMAR NOSSA RELAÇÃO COM A INFORMAÇÃO NO DIA A DIA.

Sem a Internet a sociedade poderia ter tido um destino similar ao
desenho acima.


A não muito tempo, digamos de dez a vinte anos, século passado, podemos até não ter a percepção exacta para avaliar os fatos com mais frieza, mas o mundo era outro, a Internet apenas engatinhava.
O poder de fogo da mídia tradicional, independente da posição política assumido pelos meios de comunicação era bem maior que hoje, a Rede Globo reinava quase que absoluta. Rádios, emissoras de televisão, jornais tradicionais, todos posavam de formadores de opinião sempre a partir da classe média realmente mais bem informada.
Assim os fatos criados a partir informações inconsistentes podiam tomar uma dimensão muito maior que hoje, a manipulação era possível de acontecer com maior possibilidade, o poder dos meios de comunicação era muito mais presente, basta lembrar o célebre caso da acusação de pratica de pedofilia contra os proprietários da Escola Base em 1994, acessar estória completa no site Mídia na Mira no endereço http://equipemidianamira.wordpress.com/2009/04/08/breve-resumo-do-caso-escola-base/ , para conhecer os fatos com detalhes, para se ter uma ideia de como a mídia em bloco podia transformar pessoas inocentes em criminosos.
A realidade da mídia hoje representa uma nova situação, mesmo que o poder principalmente das grandes redes de televisão ainda esteja muito presente no dia a dia, a existência dos blogs e das redes sociais é cada vez mais presentes e o que é importante, diretamente nos domicílios e também no dia a dia das pessoas. Isso significa uma imensa pluralidade de ideias que se prolifera todos os dia através de blogs e redes sociais, como por exemplo o Facebook, onde as pessoas, digo os internaltas, tem liberdade para se expressar, com o detalhe de que sempre poderão ser lidos por outros internaltas, nem que não sejam muitos, mas com o detalhe de que, tanto poderão concordar ou discordar do que leram, porém o importante será o fato de que a ideia do que leram proliferará sempre.
Este mundo verdadeiramente mágico me fascina e muito, vai longe o tempo que eu era obrigado a ouvir as palavras ditatoriais do Jornal Nacional a noite, ou ler a Folha ou o Estadão, e ser obrigado a ficar sem poder questionar nada, apenas ficar inconformado sem poder de reação.


Por isso mesmo sou blogueiro independente, expresso meus pontos de vista democraticamente, aceito críticas (não ofensas), tenho lado e me sinto muito bem assim.


Flávio Luiz Sartori

quarta-feira, 22 de junho de 2011

AGORA QUEM DA A BOLA É O SANTOS, CAMPEÃO DAS AMÉRICAS QUASE CINQUENTA ANOS DEPOIS...VIVA O SANTOS...



da lhe peixe, da lhe.....

Bom final de semana e até a final com o Barcelona....

Flávio