terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

NÃO SE PODE DEIXAR PASSAR EM BRANCO A TRAGÉDIA DA LÍBIA: KADAFI ESTÁ LOUCO E NÃO EXISTE MAIS SAÍDA PARA ELE ,CADA MOMENTO QUE PERMANECER NO PODER REPRESENTA MAIS E MAIS MORTANDADE.

Chefes de estados árabes, autoritarismo e distância do povo.

Eu sou do tempo em que Kadafi chegou a ser visto como um ícone da luta contra o imperialismo.
Mas as coisas não eram e nunca foram bem assim, logo, não muito depois de ter chego ao poder, Kadafi mostrou a que veio e que para se manter no poder poderia ser capaz de tudo, aliás, como esta mostrando até até agora.

O discurso pregando um tipo de socialismo islâmico, que fez a cabeça de muita gente nos anos setenta e oitenta, assim como o apoio a grupos que na luta pelo poder optaram pelo enfrentamento armado, como foi o caso do IRA na Irlanda dentre outros, serviram para dar a Kadafi a imagem de líder progressista, que na realidade nunca foi e é fácil constatar isso, principalmente e na medida em que a revolta popular que, hoje, praticamente decreta o fim da era Kadafi, reflete claramente o descontentamento popular em relação as condições de vida do povo líbio.

Como pode um pais como a Líbia, que fatura milhões de dólares com a venda de petróleo e gás e o próprio Kadafi, no poder a mais de 40 anos não ter adotado nenhum tipo de programa social de peso que garantisse um mínimo de estabilidade social. Porque, certamente, se as condições de vida da população líbia e de outros países árabes em estado de revolta fosse melhor, muito provavelmente a massa árabe que hoje se comporta de forma tão radical, teria pré disposição ao diálogo.

Mas não é o que se observa hoje, a revolta é contra a miserabilidade e também contra a truculência dos governos ditatoriais e autoritários que só fizeram sufocar qualquer tipo de reivindicação por democracia sem nenhum tipo de diálogo. O ódio acumulado durante décadas apenas está explodindo.

Kadafi e Mubarak são as expressões vivas deste tempo que parece estar acabando. Kadafi tinha que ter um mínimo de grandeza e abandonar a Líbia imediatamente, seu apego a uma situação que ele não consegue mais se desvenciliar demonstra desequilibrio, loucura.....


Flávio Luiz Sartori - flavioluiz.sartori@gmail.com
 

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

HOMENAGEM AOS 80 ANOS DE UM DOS MELHORES CANTORES BRASILEIROS: CAUBY PEIXOTO, MAIS DE 50 ANOS DE CARREIRA E UMA LEGIÃO DE FÃS QUE NUNCA ESQUECEM A VOZ MARAVILHOSA E O JEITO INCONFUNDÍVEL DE CANTAR. VIVA CAUBY, O BRASIL AGRADECE.

Cauby merece todo respeito, chegar aos oitenta
cantando como ele e reunindo platéias de
várias gerações não é para qualquer um.


Com vocês simplesmente Cauby Peixoto e um de seus maiores sucessos, "Bastidores".



Flávio.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

MUDANÇA DE VISUAL DO BLOG: HOMENAGEM A TELEVISÃO, ONDE A IDÉIA DE INTERAÇÃO DAS PESSOAS COM IMAGENS COMEÇOU E EVOLUIU PARA A REVOLUÇÃO DA INTERNET DOS DIAS DE HOJE.

Me lembro de que quando era bem menino com pouco mais de cinco anos até os 10 anos minha família tinha uma televisão bem antiga que ficava dentro de um armário que tinha também uma vitrola e um rádio, era demais, isto aconteceu da segunda metade dos anos sessenta para o início dos anos setenta.




Por sorte achei a foto de uma igualzinha na web, a televisão era uma RCA Vitor funcionava direitinho e eu assisti muitas vezes o "Perdidos no Espaço" nela, depois nos anos setenta a família teve uma parecida com a que esta no fundo de página do blog agora.

A televisão foi uma precursora da interacção que existe hoje através da Internet através do monitor de um computador e que está revolucionando a nossa vida, por isso a homenagem a está "velha" companheira das famílias no novo visual do blog. E ai, gostaram? Podem criticar a vontade.

Flávio Luiz Sartori - flavioluiz.sartori@gmail.com.br

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

O AUTORITARISMO ESTA COM OS DIAS CONTADOS: DE SIMPLES RELAÇÕES SOCIAIS A LUTA CONTRA REGIMES DITATORIAIS COMO ACONTECE NO EGITO DE HOJE, AS PESSOAS CADA VEZ MAIS SE INSURGEM CONTRA A ARROGÂNCIA NO PODER.

Os dias do autoritarismo estão contados, desde as suas formas mais simples, no cotidiano de uma família com pais ou mães intransigentes ao extremo até governos ditatoriais, como por exemplo, a Coréia do Norte ou o Egito de hoje. Pode demorar algum tempo a mais em alguns lugares, em algumas sociedades complexas como é o caso do islamismo, mas não tardará muito o dia em que todas as formas de autoritarismo do mundo estarão extintas de uma vez para sempre.

Isto vai acontecer porque as pessoas estão deixando de ser desinformadas sobre seus direitos e com isso estão se tornando mais espertas, com maior capacidade para discernir cada vez mais depressa sobre o quanto podem estar sendo vítimas de alguma forma de autoritarismo e repressão.

As explosões de protestos no mundo islâmico são um sintoma destes novos tempos, começaram a ter destaque em 2009 quando parte dos eleitores do Irã não aceitou o resultado da reeleição de Ahmadineja ou quando no final de 2010 milhares de manifestantes foram às ruas e conseguiram forçar o presidente ditador Zine Al-Albidine Bem Ali a deixar o poder na Tunísia. Nos últimos dias milhares de egípcios teimam em não abandonar as ruas, mesmo com uma repressão feroz, enquanto presidente, também ditador, Hosni Mubarak não abandonar o poder.

Apesar de sermos obrigados a levar em conta a análise histórica das condições básicas que levaram a estas situações nestes paises islâmicos, somos também obrigados, a todo o momento, a associar os fatos cotidianos de nossa sociedade para concluirmos que todas as mudanças que estão acontecendo nos últimos anos, no Brasil, na América Latina e até mesmo a eleição de Barak Obama nos EUA, são decorrentes de um esgotamento dos cidadãos com todas as formas de opressão, quer seja no dia a dia em seus ambientes sociais ou nos modelos econômicos administrativos adotados pelos governos.

Já vai longe o tempo em que a arrogância era aceita de forma passiva pelas pessoas, hoje nem mesmo os prestadores de serviços domésticos não aceitam humilhações de seus patrões, quem maltrata um empregado doméstico corre o risco de ficar sem ele e não conseguir outro facilmente.

Tudo isto só esta sendo possível exatamente porque nossa sociedade, através da Internet, está tendo acesso a um volume cada vez maior de informações, principalmente sobre seus direitos. Em suma, um número cada vez maior de pessoas não aceita mais ver seus direitos ultrajados e ponto final.

Para sobreviver em uma sociedade moderna onde as formas de autoritarismo serão cada vez mais raras todos que tiverem algum tipo de poder para exercer terão que se adaptar ao fato de que qualquer forma de poder exercido deverá acontecer somente no âmbito da legalidade.

Eu mesmo bem antes da minha filha nascer firmei com minha esposa o compromisso de que ela não sofreria nenhum tipo de castigo corporal, por pior que fosse qualquer tipo de desobediência dela. Hoje a menina já tem cinco anos de idade e nunca levou um tapa. No dia a dia sentimos que temos maiores dificuldades e que da mais trabalho explicar as coisas para ela, porém não se arrependemos de nossa decisão, decidimos optar pelo diálogo e ponto final, não tem retorno.

Assim deverão se comportar todas pessoas que tiverem poder desde de já e no futuro, sempre através do diálogo e do respeito ao direito do subordinado. É mais difícil e trabalhoso, mas compensa e muito porque é dessas atitudes é que serão construídos os ambientes harmônicos e sem stress do futuro.

E todo apoio aos egípcios contra Mubarak.

Flávio Luiz Sartori - flavioluiz.sartori@gmail.com