sábado, 15 de janeiro de 2011

NOTICIÁRIO DA GLOBO E DO SBT SOBRE A TRAGÉDIA DAS CHUVAS NO RIO DE JANEIRO É TÉTRICO

Comunidades constituídas em áreas de riscos.
Quem são os culpados?
Nós os seres humanos a partir dos políticos locais.

Assisti os telejornais da noite, queria analisar as noticias sobre a terrível tragédia provocada pelas chuvas em cidades do Rio de Janeiro. Me chamou atenção em especial a linha de como colocar as informações para quem assiste os tejornais da Globo e do SBT, principalmente da Globo.

Indiscutivelmente, o maior tempo do noticiário sobre a tragédia nestas emissoras foi sobre os mais de 600 mortos; parentes próximos entrevistados, corpos colocados em caminhões frigoríficos, cenas de enterros, parentes de outras cidades e regiões do Brasil se preocupando com o fato de se seus  próximos que moram nas cidades cariocas da tragédia estariam ou não entre os mortos, enfim a morte presente o tempo todo.

O SBT exagerou ao máximo e mostrou uma cena com uma pilha de caixões de defunto.

Curiosamente quase nenhuma reportagem com enfoque nos verdadeiros culpados, nós os seres humanos, aliás em todos as circunstâncias combinadas, principalmente se analisarmos a partir do poder público omisso comandado por políticos que priorizam sempre os dividendos eleitorais de suas ações em detrimento a racionalidade que deveria ser o principal parâmetro para a gestão destas cidades, que nasceram e cresceram nestas áreas de risco.

Mas para a Globo e o PIG o que vale não é isso, o que vale é aproveitar a tragédia no máximo de seu lado mais negativo, ou seja, aterrorizar as pessoas com o lado tétrico para provocar terror nelas e força-las, mesmo que momentaneamente a se distanciar do mínimo de racionalidade que todos nós deveríamos ter diante desta adversidade.


Flávio Luiz Sartori - flavioluiz.sartori@gmail.com

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

PORQUE A GLOBO E A FOLHA NUNCA FALARAM SOBRE OS NEGÓCIOS DO FILHO DO FHC? PORQUE?

Durante praticamente toda semana passada este blogueiro assistiu repetitivas reportagens, principalmente na Globo e na Folha de São Paulo sobre os passaportes dos filhos do Ex Presidente Lula, foram tão repetitivas que chegaram a irritar, na Globo News foi praticamente toda hora . O objetivo do PIG ficou bem claro, a ordem agora é queimar para valer Lula e tentar de todas as formas enfraquecer a imensa popularidade com que ele saiu do poder no dia 01 de Janeiro último.

Mas a "conversa mole" do PIG demorou pouco, em  reportagem publicada neste final de semana na Revista Isto É fica claro que quem se lucupreta de ter um pai Ex-Presidente da República é ninguém menos que o filho de FHC, o que aliás pode ser constatado diretamente no site da revista no endereço http://www.terra.com.br/istoegente/35/reportagens/rep_phc.htm .

Agora é o caso de se perguntar, a Globo, a Folha e os outros órgãos de comunicação que atacaram de forma impiedosa na semana passada os filhos de Lula, que espaço darão ao caso do filho do FHC, que comentários o zeloso Presidente da OAB, o Dr. Ophir, irá fazer na frente das cameras do PIG sobre isto?

E aguardem, vem ai mais um texto sobre o terrivel mal do assédio moral no ambiente de trabalho.


Flávio Luiz Sartori - flavioluiz,sartori@gmail.com