quinta-feira, 8 de setembro de 2011

PALAVRAS DE JORGE LUIS BORGES: "Tudo está determinado, mas devemos ter a ilusão de que existe o livre arbítrio e que o que acontece na história é conseqüência do que aconteceu antes."



Acontecimentos recentes despertaram em mim uma imensa vontade de ler novamente este maravilhoso texto de Jorge Luis Borges

Jorge Luis Borges: narrativas curtas com mensagens que levam
à profundas interpretações.

ETCÉTERA - UM TEÓLOGO NA MORTE


Os anjos comunicaram-me que, quando faleceu Melanchton, foi-lhe fornecida no outro mundo uma casa ilusoriamente igual à que havia ocupado na terra. (A quase todos recém-vindos à Eternidade sucede o mesmo e por isso acreditam não terem morrido.) Os objetos domésticos eram iguais; a mesa, a escrivaninha com suas gavetas, a biblioteca. Quando Melanchton despertou nesse domicílio, retornou a suas tarefas literárias como se não fosse um cadáver, e escreveu durante alguns dias sobre a justificativa pela fé. Como era seu costume, não disse palavra sobre a caridade. Os anjos notaram essa omissão e mandaram algumas pessoas interrogarem-no. Melanchton declarou: "já demonstrei irrefutavelmente que a alma pode prescindir da caridade e que para ingressar no céu basta ter fé". Essas coisas dizia-lhes com soberba e não sabia que já estava morto e que seu lugar não era o céu. Quando os anjos ouviram esse discurso, abandonaram-no.


Poucas semanas depois, os móveis começaram a afantasmar-se até se tornarem invisíveis, salvo a poltrona, a mesa, as folhas de papel e o tinteiro. Além disso, as paredes do aposento mancharam-se de cal e o assoalho de um verniz amarelo. Sua própria roupa já estava muito mais ordinária. Contudo, ele continuava escrevendo, mas, como persistia na negação da caridade, transladaram-no para uma oficina subterrânea onde havia outros teólogos como ele. Aí esteve alguns dias encarcerado e começou a duvidar de sua tese; permitiram-lhe voltar. Sua roupa era de couro sem curtir, mas tentou imaginar que os fatos anteriores haviam sido mera alucinação e continuou elevando a fé e denegrindo a caridade. Num entardecer sentiu frio. Então percorreu a casa e percebeu que os demais aposentos já não correspondiam aos de sua moradia na terra. Um estava repleto de instrumentos desconhecidos; outro tinha diminuído tanto que era impossível entrar nele; outro não tinha mudado, mas as janelas e portas davam para grandes dunas. O cômodo dos fundos estava cheio de pessoas que o adoravam e que lhe repetiam que nenhum teólogo era tão sapiente como ele. Essa adoração agradou-lhe, mas como algumas dessas pessoas não tinham rosto e outras pareciam mortas, acabou se aborrecendo e desconfiando delas. Então determinou-se escrever um elogio da caridade, mas as páginas escritas hoje apareciam amanhã apagadas. Isso lhe aconteceu porque as compunha sem convicção.


Recebia muitas visitas de gente recém-morta, porém tinha vergonha de se mostrar num alojamento tão sórdido. Para fazê-las crer que estava no céu, combinou com um bruxo do cômodo dos fundos, e este as enganava com simulacros de esplendor e serenidade. Apenas as visitas se retiravam, reapareciam a pobreza e a cal, e às vezes um pouco antes.


As últimas notícias de Melanchton dizem que o mago e um dos homens sem rosto levaram-no até as dunas e que agora é como se fosse criado dos demônios.


(Do livro Arcana Coelestia, de Emanuel Swedenborg.) 

5 comentários:

  1. Muito sábia essa narrativa, me deixou sem saber o que dizer, precisaria ser mais inteligente, e refletir melhor sobre isso:"então determinou-se a escrever um elogio da caridade, mas as páginas escritas hoje, apareciam amanhã apagadas.Isso aconteceu porque as compunha sem convicção"...
    Preciso voltar e reler,sinto que tem um significado especial... Abraços da seguidora Mery

    ResponderExcluir
  2. Um teólogo da Morte, então é isso...

    ResponderExcluir
  3. Olá...

    Tudo o quanto fizermos que seja com o toque de nossa Alma, assim daremos o que temos de melhor,a convicção é a consequência..acredito nisso.
    Muito bom teu texto!
    Grande Abraço e ótimo fim de semana!
    lecy'ns

    ResponderExcluir
  4. O que primeiro me chamou a atenção em teu blog foram as palavras libre arbítrio são ilusões.

    Só que não tenho a ilusão de ter livre arbítrio ou liberdade, se são falácias.Por que alimentar uma mentira. Blog Instrutivo, voltarei!Inté

    ResponderExcluir
  5. Valeu a visita! Volto.

    abração!

    ResponderExcluir