quarta-feira, 29 de setembro de 2010

CAMPANHA DE E-MAILS SÓRDIDOS E INFORMAÇÕES COM O INTUITO DE CONFUNDIR CONTINUA A TODO VAPOR, MAS COM EFEITO MUITO ABAIXO DO DESEJADO POR SERRISTAS E O PIG

Diante do fato de que todas tentativas de provocar a queda de Dilma Roussef e a consequente realização do segundo turno não estão dando certo, só está restando ao PIG e a campanha subterrânea composta de boatos, de apoio a Serra na internet, a estratégia de criar boatos com o objectivo de denegrir a imagem de Dilma.

A  aproximadamente umas duas horas dei uma circulada pelo centro de Campinas, fui em alguns locais onde se concentram pessoas, como por exemplo, praças e cafés. Encontrei alguns conhecidos, puxei umas conversas e constatei alguns fatos sobre a campanha eleitoral.

Primeiro, a atitude do Governo Lula de demitir a Ministra Erenice foi corretíssima, esse assunto do tráfico de influência quanto mais durasse, maior seria o estrago na campanha de Dilma, porque as pessoas associam Erenece a Dilma e não a Lula, como a ex ministra Erenice foi convidada e sair, ficou a imagem de que o Governo tomou uma atitude rapidamente. Mas, não imaginem que a população, principalmente os mais "endinheirados", não estão desconfiando de Dilma.

Segundo, o ataque de e-mails que denigrem a imagem de Dilma, de Lula, do PT e também de Michel Temer é permanente, acontece sem parar. São informações que associam, principalmente, corrupção, atos terroristas até situações de conotações sexuais.

Conclusão, dependendo do nível de formação e do acesso a informação das pessoas, assim como a história de vida das delas, que determinam o grau de preconceito que elas tem em relação aos mais variados assuntos, os boatos lançados nessa verdadeira guerra feita por ataques nos jornais, revistas, televisão, rádio e na web, poderão ou não atingir seus objetivos.
Como exemplo cito o encontro com um conhecido, um motorista de taxi do centro de Campinas, quando provoquei ele com a pergunta sobre se ele era Dilma, Serra ou Marina, a resposta foi que eu deveria tomar cuidado com Dilma, pois, ele tinha tido informações na internet contra ela, ou seja, sua justificativa para não votar em Dilma foi os e-mails que recebeu com informações contra a candidata petista.
Enquanto eu tentava mostrar para ele que estes e mails eram plantados,  apócrifos e falsos contra Dilma, outros motoristas do mesmo ponto deste motorista ao ouvirem a conversa começaram a participar, porém defendendo Dilma e concordando comigo que os e mails são falsos, assim como as pesquisas do Datafolha e parte das noticias sobre a campanha eleitoral.

Com isso percebi na prática que os boatos e noticias confusos sobre Dilma Roussef e a campanha eleitoral não encontram o eco desejado por quem os plantou, quer seja na mídia, quer seja na web.

Flávio Luiz Sartori - flavioluizsartori@gmail.com.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

BEM ESCONDIDINHA LA DENTRO DO IG ESTAVA UMA ANÁLISE DE MARCOS COIMBRA SOBRE O QUE OS NÚMEROS DA PESQUISA DIÁRIA TRACKING VOX POPULI REVELARAM ONTEM (28/09/2010)

Marcos Coimbra: "Para ter segundo turno, Dilma teria de perder 8 milhões de votos em seis dias"

Uma pequena entrevista por email, do presidente do Instituto Vox Populi, Marcos Coimbra, ao Poder Online:

Marina Silva está crescendo sobre votos de Dilma Rousseff?

– Não dá para dizer. Dilma cresceu tanto após o início do horário gratuito da propaganda eleitoral que roubou votos dos outros dois. Agora, esses votos estão, ao que parece, voltando para eles.

Quantos votos, de fato, Dilma precisa perder para que haja segundo turno?

– Nos dados de nosso tracking (corroborados por vários outros que temos de pesquisas desenvolvidas em paralelo), a vantagem dela para a soma dos outros estava em 12 pontos percentuais ontem. Se 6 pontos passassem dela para os outros, a eleição empataria e o prognóstico de vitória no primeiro turno seria impossível. Como cada ponto equivale a mais ou menos 1,35 milhão de eleitores, isso seria igual a 8 milhoes de eleitores (sem raciocinar com abstenções).

Marina Silva pode ultrapassar José Serra?

– É muito pouco provável, no conjunto do país. Possível em alguns lugares, como a região Norte e o DF. Talvez se consolide no Rio, onde ela já está na frente.

Qual o quadro que o senhor acha mais provável?

Vitória de Dilma no primeiro turno.

obs: A OBJETIVIDADE DAS RESPOSTAS DISPENSA COMENTÁRIOS.

Flávio Luiz Sartori - flavioluiz.sartori@gmail.com

PESQUISA DATAFOLHA DESTA MANHÃ: A “ESTRANHA” MÁGICA DE NÚMEROS QUE FAVORECEM DIRETAMENTE JOSÉ SERRA EM RELAÇÃO AOS OUTROS CANDIDATOS

Como tem feito nos últimos dias em todas pesquisas sobre a corrida presidencial que divulga, o Grupo Folha através de sua empresa o Datafolha acaba de divulgar uma pesquisa onde Dilma Roussef estaria com 46% de intenções de votos, Serra teria permanecido nos 28% que já tinha na pesquisa anterior e Marina teria subida para 14%.

Como vocês podem perceber as mudanças de números da pesquisa estão todas estritamente dentro da margem de erro da pesquisa que é de dois pontos.

Assim como na pesquisa do Datafolha para o Governo de São Paulo, a pesquisa de hoje também traz números diferentes e decisivos em relação a pesquisa do Voxpopuli, que no Tracking de ontem indicou resultados bem diferentes com Dilma com 49%, Serra 24% (quatro pontos e menos que o Datafolha) e Marina com 13% (um ponto a menos que o Datafolha).

Levando em consideração o histórico do Datafolha em favor dos candidatos do PSDB e o fato de os números desta pesquisa de hoje do Datafolha favorecerem plenamente José Serra, na medida em que colocam Serra com números bem superiores aos números aos do Voxpopuli de ontem fica difícil não considerar que esta pesquisa do Datafolha não foi feita para ajudar Serra, aliás praticamente impossível.

Flávio Luiz Sartori – flavioluiz.sartori@gmail.com

domingo, 26 de setembro de 2010

EM MEIO A CAMPANHA ELEITORAL ACOLORADA PASSA DESPERCEBIDO, MAS MICHEL TEMER, CANDIDATO A VICE DE DILMA ROUSSEF SOFRE CAMPANHA DE DIFAMAÇÃO SÓRDIDA NA INTERNET

Quem estaria por trás dos sordidos ataques
a Michel Temer?

Nestes últimos dias estamos muito focados no debate sobre a eleição presidencial e nossa referencia esta nas candidaturas que encabeçam as chapas. Nesse contesto, o que acontece com os candidatos vices acaba passando desapercebido.

Em meio ao debate que corre solto na mídia, com os ataques do PIG a candidatura de Dilma Roussef acontece também uma onda de ataques apócrifos na web contra Dilma, são milhares de e-mails e informações em blogs que associam a candidata do PT a todo tipo de coisa ruim que pode acontecer em todo momento.

Mas Dilma não tem a primazia de ser a única atacada no contesto da disputa eleitoral. Uma campanha sórdida de caráter incrivelmente maldoso é feita sistematicamente na web contra Michel Temer candidato a vice na chapa encabeçada por Dilma.

Sábado, ontem dia 25 de Setembro, faltam oito dias para e eleição, estou no bairro Santa Genebra aqui em Campinas, participo de um evento social evangélico, apenas acompanho um amigo. Conversa vai, conversa vai conversa vem com as pessoas que participam do evento quando a conversa com um deles, um jovem rapaz que participava do evento, também evangélico, provocou minha curiosidade. Ele relatou para mim existe uma campanha na Internet na qual o Deputado Michel Temer é acusado de ser satanista.

Quando ouvi o relato fiquei interessado no assunto e fui conferir no Google associando o nome Michel Temer a palavra satanismo. A resposta apareceu rapidamente em uma lista de 9.890 resultados.

Não posso afirmar categoricamente de onde vem esse tipo de iniciativa porque não tenho provas, mas o que posso afirmar é que se trata de uma campanha sórdida e maldosa com a finalidade de provocar medo nos seguimentos evangélicos da sociedade brasileira sensíveis a este tipo de acusação.

Fiz o mesmo tipo de pesquisa associando o nome de Índio da Costa, vice de Serra e não apareceu nenhum tipo de associação ao satanismo, ou seja, para que esses quase dez mil resultados associando o nome Michel Temer a palavra satanismo aparecerem no Google eles tiveram que ser plantados na Web, principalmente do Google, não tenham dúvidas.

Existem citações também afirmando que Dilma Roussef não durará mais de dois anos e que o Brasil passará então a ser governado por alguém ligado ao satanismo caso Dilma seja eleita e morra durante seu mandato.

As comunidades evangélicas precisam ser conscientizadas de que estas acusações mentirosas contra Michel Temer fazem parte do jogo sujo da campanha eleitoral, que as pessoas e as forças políticas que são contra o Presidente Lula e a candidatura de Dilma Roussef, diante da falta de perspectiva de vitória das oposições perderam a cabeça e partiram para a apelação.

Na realidade estas pessoas que cometem este tipo de maldade que não deixa de ser um pecado contra Michel Temer, assim como os evangélicos que estão sendo enganados por estas falsas acusações deveriam se lembrar das palavras do próprio Jesus Cristo que afirmou em uma de suas muitas parábolas que não se deve levantar falso testemunho contra o próximo.


Flávio Luiz Sartori - flavioluiz.sartori@gmail.com