quarta-feira, 29 de setembro de 2010

CAMPANHA DE E-MAILS SÓRDIDOS E INFORMAÇÕES COM O INTUITO DE CONFUNDIR CONTINUA A TODO VAPOR, MAS COM EFEITO MUITO ABAIXO DO DESEJADO POR SERRISTAS E O PIG

Diante do fato de que todas tentativas de provocar a queda de Dilma Roussef e a consequente realização do segundo turno não estão dando certo, só está restando ao PIG e a campanha subterrânea composta de boatos, de apoio a Serra na internet, a estratégia de criar boatos com o objectivo de denegrir a imagem de Dilma.

A  aproximadamente umas duas horas dei uma circulada pelo centro de Campinas, fui em alguns locais onde se concentram pessoas, como por exemplo, praças e cafés. Encontrei alguns conhecidos, puxei umas conversas e constatei alguns fatos sobre a campanha eleitoral.

Primeiro, a atitude do Governo Lula de demitir a Ministra Erenice foi corretíssima, esse assunto do tráfico de influência quanto mais durasse, maior seria o estrago na campanha de Dilma, porque as pessoas associam Erenece a Dilma e não a Lula, como a ex ministra Erenice foi convidada e sair, ficou a imagem de que o Governo tomou uma atitude rapidamente. Mas, não imaginem que a população, principalmente os mais "endinheirados", não estão desconfiando de Dilma.

Segundo, o ataque de e-mails que denigrem a imagem de Dilma, de Lula, do PT e também de Michel Temer é permanente, acontece sem parar. São informações que associam, principalmente, corrupção, atos terroristas até situações de conotações sexuais.

Conclusão, dependendo do nível de formação e do acesso a informação das pessoas, assim como a história de vida das delas, que determinam o grau de preconceito que elas tem em relação aos mais variados assuntos, os boatos lançados nessa verdadeira guerra feita por ataques nos jornais, revistas, televisão, rádio e na web, poderão ou não atingir seus objetivos.
Como exemplo cito o encontro com um conhecido, um motorista de taxi do centro de Campinas, quando provoquei ele com a pergunta sobre se ele era Dilma, Serra ou Marina, a resposta foi que eu deveria tomar cuidado com Dilma, pois, ele tinha tido informações na internet contra ela, ou seja, sua justificativa para não votar em Dilma foi os e-mails que recebeu com informações contra a candidata petista.
Enquanto eu tentava mostrar para ele que estes e mails eram plantados,  apócrifos e falsos contra Dilma, outros motoristas do mesmo ponto deste motorista ao ouvirem a conversa começaram a participar, porém defendendo Dilma e concordando comigo que os e mails são falsos, assim como as pesquisas do Datafolha e parte das noticias sobre a campanha eleitoral.

Com isso percebi na prática que os boatos e noticias confusos sobre Dilma Roussef e a campanha eleitoral não encontram o eco desejado por quem os plantou, quer seja na mídia, quer seja na web.

Flávio Luiz Sartori - flavioluizsartori@gmail.com.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

BEM ESCONDIDINHA LA DENTRO DO IG ESTAVA UMA ANÁLISE DE MARCOS COIMBRA SOBRE O QUE OS NÚMEROS DA PESQUISA DIÁRIA TRACKING VOX POPULI REVELARAM ONTEM (28/09/2010)

Marcos Coimbra: "Para ter segundo turno, Dilma teria de perder 8 milhões de votos em seis dias"

Uma pequena entrevista por email, do presidente do Instituto Vox Populi, Marcos Coimbra, ao Poder Online:

Marina Silva está crescendo sobre votos de Dilma Rousseff?

– Não dá para dizer. Dilma cresceu tanto após o início do horário gratuito da propaganda eleitoral que roubou votos dos outros dois. Agora, esses votos estão, ao que parece, voltando para eles.

Quantos votos, de fato, Dilma precisa perder para que haja segundo turno?

– Nos dados de nosso tracking (corroborados por vários outros que temos de pesquisas desenvolvidas em paralelo), a vantagem dela para a soma dos outros estava em 12 pontos percentuais ontem. Se 6 pontos passassem dela para os outros, a eleição empataria e o prognóstico de vitória no primeiro turno seria impossível. Como cada ponto equivale a mais ou menos 1,35 milhão de eleitores, isso seria igual a 8 milhoes de eleitores (sem raciocinar com abstenções).

Marina Silva pode ultrapassar José Serra?

– É muito pouco provável, no conjunto do país. Possível em alguns lugares, como a região Norte e o DF. Talvez se consolide no Rio, onde ela já está na frente.

Qual o quadro que o senhor acha mais provável?

Vitória de Dilma no primeiro turno.

obs: A OBJETIVIDADE DAS RESPOSTAS DISPENSA COMENTÁRIOS.

Flávio Luiz Sartori - flavioluiz.sartori@gmail.com

PESQUISA DATAFOLHA DESTA MANHÃ: A “ESTRANHA” MÁGICA DE NÚMEROS QUE FAVORECEM DIRETAMENTE JOSÉ SERRA EM RELAÇÃO AOS OUTROS CANDIDATOS

Como tem feito nos últimos dias em todas pesquisas sobre a corrida presidencial que divulga, o Grupo Folha através de sua empresa o Datafolha acaba de divulgar uma pesquisa onde Dilma Roussef estaria com 46% de intenções de votos, Serra teria permanecido nos 28% que já tinha na pesquisa anterior e Marina teria subida para 14%.

Como vocês podem perceber as mudanças de números da pesquisa estão todas estritamente dentro da margem de erro da pesquisa que é de dois pontos.

Assim como na pesquisa do Datafolha para o Governo de São Paulo, a pesquisa de hoje também traz números diferentes e decisivos em relação a pesquisa do Voxpopuli, que no Tracking de ontem indicou resultados bem diferentes com Dilma com 49%, Serra 24% (quatro pontos e menos que o Datafolha) e Marina com 13% (um ponto a menos que o Datafolha).

Levando em consideração o histórico do Datafolha em favor dos candidatos do PSDB e o fato de os números desta pesquisa de hoje do Datafolha favorecerem plenamente José Serra, na medida em que colocam Serra com números bem superiores aos números aos do Voxpopuli de ontem fica difícil não considerar que esta pesquisa do Datafolha não foi feita para ajudar Serra, aliás praticamente impossível.

Flávio Luiz Sartori – flavioluiz.sartori@gmail.com

domingo, 26 de setembro de 2010

EM MEIO A CAMPANHA ELEITORAL ACOLORADA PASSA DESPERCEBIDO, MAS MICHEL TEMER, CANDIDATO A VICE DE DILMA ROUSSEF SOFRE CAMPANHA DE DIFAMAÇÃO SÓRDIDA NA INTERNET

Quem estaria por trás dos sordidos ataques
a Michel Temer?

Nestes últimos dias estamos muito focados no debate sobre a eleição presidencial e nossa referencia esta nas candidaturas que encabeçam as chapas. Nesse contesto, o que acontece com os candidatos vices acaba passando desapercebido.

Em meio ao debate que corre solto na mídia, com os ataques do PIG a candidatura de Dilma Roussef acontece também uma onda de ataques apócrifos na web contra Dilma, são milhares de e-mails e informações em blogs que associam a candidata do PT a todo tipo de coisa ruim que pode acontecer em todo momento.

Mas Dilma não tem a primazia de ser a única atacada no contesto da disputa eleitoral. Uma campanha sórdida de caráter incrivelmente maldoso é feita sistematicamente na web contra Michel Temer candidato a vice na chapa encabeçada por Dilma.

Sábado, ontem dia 25 de Setembro, faltam oito dias para e eleição, estou no bairro Santa Genebra aqui em Campinas, participo de um evento social evangélico, apenas acompanho um amigo. Conversa vai, conversa vai conversa vem com as pessoas que participam do evento quando a conversa com um deles, um jovem rapaz que participava do evento, também evangélico, provocou minha curiosidade. Ele relatou para mim existe uma campanha na Internet na qual o Deputado Michel Temer é acusado de ser satanista.

Quando ouvi o relato fiquei interessado no assunto e fui conferir no Google associando o nome Michel Temer a palavra satanismo. A resposta apareceu rapidamente em uma lista de 9.890 resultados.

Não posso afirmar categoricamente de onde vem esse tipo de iniciativa porque não tenho provas, mas o que posso afirmar é que se trata de uma campanha sórdida e maldosa com a finalidade de provocar medo nos seguimentos evangélicos da sociedade brasileira sensíveis a este tipo de acusação.

Fiz o mesmo tipo de pesquisa associando o nome de Índio da Costa, vice de Serra e não apareceu nenhum tipo de associação ao satanismo, ou seja, para que esses quase dez mil resultados associando o nome Michel Temer a palavra satanismo aparecerem no Google eles tiveram que ser plantados na Web, principalmente do Google, não tenham dúvidas.

Existem citações também afirmando que Dilma Roussef não durará mais de dois anos e que o Brasil passará então a ser governado por alguém ligado ao satanismo caso Dilma seja eleita e morra durante seu mandato.

As comunidades evangélicas precisam ser conscientizadas de que estas acusações mentirosas contra Michel Temer fazem parte do jogo sujo da campanha eleitoral, que as pessoas e as forças políticas que são contra o Presidente Lula e a candidatura de Dilma Roussef, diante da falta de perspectiva de vitória das oposições perderam a cabeça e partiram para a apelação.

Na realidade estas pessoas que cometem este tipo de maldade que não deixa de ser um pecado contra Michel Temer, assim como os evangélicos que estão sendo enganados por estas falsas acusações deveriam se lembrar das palavras do próprio Jesus Cristo que afirmou em uma de suas muitas parábolas que não se deve levantar falso testemunho contra o próximo.


Flávio Luiz Sartori - flavioluiz.sartori@gmail.com

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

O BLOG "A ESSÊNCIA ALÉM DA APARÊNCIA" PEDE SEU VOTO PARA JORGE CARUSO 15113, PORQUE ELE FOI O DEPUTADO ESTADUAL QUE TEVE A CORAGEM DE ENFRENTAR AS PODEROSAS EMPRESAS DE TELEFONIA QUANDO PROPÔS E LUTOU PELA APROVAÇÃO DO PROJETO DE LEI QUE PROIBIU A COBRANÇA DA TAXA DE ASSINATURA MENSAL DOS TELEFONES FIXOS E CELULARES NO ESTADO DE SÃO PAULO.




Não fique confuso, tome uma atitude e vote 
em quem tem coragem de te defender.


Jorge Caruso foi um dos únicos parlamentares que teve coragem de enfrentar as poderosas empresas de telefonia quando apresentou e lutou para que o Projeto de Lei número 255 de 2002, que deveria proibir a cobrança de Assinatura Mensal de Telefones fixos e móveis no Estado de São Paulo  fosse aprovado.

Mesmo que a lei aprovada não tenha entrado em vigor imediatamente devido aos recursos judiciais impetrados pelas poderosas empresas de telefonia, o ato em si da corajosa iniciativa do Deputado Estadual em favor de uma imensa maioria de consumidores que não aceitam essa situação é extremamente louvável e digno de ser respeitado.

Como consumidor que a anos tem a consciência de que a cobrança desta taxa é uma injustiça para todos os cidadãos brasileiros afirmo que todo parlamentar que age com coragem e determinação, principalmente em relação aquilo que é abusivo deve ter nosso apoio porque é desse tipo de atitude que qualquer parlamento precisa.

Nesse sentido, peço aos meus amigos e seguidores que no próximo dia 03 de Outubro votem em Jorge Caruso 15113 para Deputado Estadual, para que a coragem continue imperando na Assembléia Legislativa de São Paulo.


Flávio Luiz Sartori

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

DATAFOLHA CONTINUA CUMPRINDO SUA MISSÃO DE DIVULGAR PESQUISA COM RESULTADOS QUE FAVORECEM CANDIDATOS APOIADOS PELO PIG.

Por isso mesmo não adianta ter esperanças, para o Datafolha, Alckimin não cai e Mercadante não sobe, possivelmente só nas vésperas quando não der mais para enganar.

As pesquisas eleitorais, principalmente do Datafolha, se transformaram em instrumento de propaganda enganosa.

O ódio da família Frias ao PT e o Presidente Lula chegou a um estágio incontrolável que transcende a razão.

Diante da constatação de que o Grupo Folha foi para guerra contra o PT, Dilma e Lula fica muito difícil imaginar que o Datafolha divulgaria um resultado de pesquisa mostrando uma queda de Alckimin e uma subida de Mercadante neste momento, mesmo faltando só dez dias para o dia da eleição.

Nesse contesto temos que ter claro que o Datafolha, uma empresa do Grupo Folha, se transformou em um instrumento de informação e contra informação como parte da propaganda política do PIG em favor dos candidatos das coligações lideradas pelos partidos conservadores, principalmente o PSDB e o DEM.

A divulgação dos resultados das pesquisas políticas do Datafolha, que em um primeiro momento deveriam ser apenas parte do noticiário da mídia que cobre as disputas eleitorais, infelizmente, hoje, no Brasil se transformaram em um instrumento da estratégia articulada pelas forças políticas e a elite que estiveram no poder no Brasil até 2002 e continuam ativas e no poder em alguns estados, para manipular a opinião pública em favor de seus candidatos.

Quando mantém Alckimn com 51% e Mercadante com 23% de intenções de votos estimulados em suas pesquisas em São Paulo, o Datafolha esta apenas fazendo parte de uma estratégia política de defesa da candidatura tucana divulgando informações de Alckimin esta com índices de preferência junto ao eleitorado difíceis de serem superados pela candidatura Mercadante.

Com isso o Datafolha demonstra que, ao contrário de ser um instituto de pesquisa, como o Grupo Folha tenta demonstrar, é na realidade um instrumento de fabricar informações favoráveis a uma candidatura política que disputa uma eleição e que tem uma estratégia de propaganda baseada no principio de que esta tão forte que não pode ser derrotada.

Por isso mesmo podemos afirmar que as falsas pesquisas cumpriram e ainda cumprem um nefasto papel na história recente do Brasil. Podem ter certeza.

Flávio Luiz Sartori – flavioluiz.sartori@gmail.com

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

PROPAGANDA MALDOSA CONTRA O PT NA WEB E INSINUAÇÕES SOBRE O INCIDENTE COM METRÔ EM SÃO PAULO REVELAM A VERDADEIRA FACE DE SERRA

O PSDB lançou um vídeo na web direcionado a disseminar o terror, principalmente na classe média, contra o PT. No vídeo o presidente Lula aparece como alguém que ajudou a segurar os petistas em possíveis atos de vingança e outros abusos. A Ministra Dilma Roussef é retratada como alguém que esta na posição de candidata a presidência porque é amiga do presidente.

Desde ontem quando aconteceu a paralisação do metrô em São Paulo, Soninha uma das possíveis únicas blogueiras de Serra começou a twittar que o incidente teria sido provocado e por pessoas com interesses político. Hoje Serra também fez coro à sua blogueira com as mesmas insinuações.
São ações inequívocas próprias de quem esta perdendo o jogo, não aceita este fato de forma alguma e por isso mesmo começa a apelar.
Serra só conseguiu ir ao segundo turno em 2002 porque o Planalto articulou a denúncia do caso Lanus contra Roseana Sarney e porque durante a campanha eleitoral usou de todos os tipos de trapaça e denúncias contra Ciro Gomes com ajuda da Tv Globo.
Quem se utiliza práticas à margem do jogo democrático é Serra e seus aliados.
Querer induzir o eleitorado brasileiro, mesmo que seja os da classe média mais sensível a este tipo de insinuações, a acreditar que o PT representa um perigo para a democracia brasileira é desprezar o censo crítico dos eleitores brasileiros, é reduzir eles a simples massa de manobra e nada mais.
Ao utilizar este tipo de propaganda baseada em insinuações, Serra e seus aliados demonstram desprezo as regras básicas do jogo democrático e partem para a apelação baseada em suposições sem provas.
Como pode então Serra querer posar como paladino na defesa da democracia ao mesmo tempo em que lança mão da estratégia do vale tudo?
Alguém como Serra que não respeita as regras democráticas do debate político não tem moral para falar em defesa da democracia. Podem acreditar e ter certeza.

Flávio Luiz Sartori – flavioluiz.sartori@gmail.com

terça-feira, 21 de setembro de 2010

REAÇÃO DO PIG AO “ATO CONTRA O GOLPISMO MIDIÁTICO EM DEFESA DA DEMOCRACIA” DE QUINTA FEIRA AGORA DEMONSTRA QUE ESTAMOS NO CAMINHO CERTO.

O TEMPO DAS MANIPULAÇÕES DA OPINIÃO PÚBLICA ACABOU E O PIG AINDA NÃO ACEITOU POR ISSO PARTE PARA O TUDO OU NADA.

Nas últimas 48 horas depois do discurso do Presidente Lula no sábado aqui em Campinas e do desabafo de Dilma Roussef contra a Folha de São Paulo ontem no Rio de Janeiro o PIG ficou nervoso e saiu bradando pelos quatro cantos do Brasil que estão tentando “acabar com a liberdade de imprensa no Brasil”. Será que é isso mesmo?

Como todos sabemos, durante todo o Governo Lula, uma parte da imprensa brasileira, principalmente a mais tradicional, a Folha, o Estadão, a Revista Veja e principalmente a Rede Globo, todos, se dedicaram a atacar e tentar desqualificar o governo o tempo todo sem dar um milímetro de trégua.

Na realidade estes setores da imprensa sempre estiveram a serviço e aliados historicamente à oposição conservadora, cujas forças políticas representam a elite que sempre governou o Brasil até 2002. O poder adquirido por estes setores da imprensa conservadora em anos de domínio os tornou extremamente seguros de serem mantenedores de uma situação que para eles nunca deveria ter fim.

Analisando historicamente este processo, logo constatamos que as forças políticas que se articularam para barrar a vitória de Lula em 1989 continuaram ativas na breve transição de Itamar e procuram capitalizar a liderança política na esteira do movimento de massas que derrubou Collor como forma de contrapor o bloco popular trabalhista que se articulava em torno de Lula e do PT desde os anos oitenta.

Tal articulação conservadora só foi possível porque a Folha, o Estadão, a Revista Veja e principalmente a Rede Globo, dentre outros grupos de comunicação deram sustentação permanente ao bloco de forças políticas, principalmente tucanos e demos (antigo PFL), que se articularam para eleger e reeleger Fernando Henrique Cardoso nos anos noventa do século passado. Isso deu um poder de manipulação de massa a este setor da mídia brasileira que permitiu a eles se considerarem fundamentais no cenário político brasileiro, com importância maior que os próprios partidos políticos.

Dessa forma, tornaram uma força de intervenção política com poder de fogo diretamente inserido na opinião pública e se consideravam e ainda se consideram com poder bastante que permitiria a eles eleger o governo quem quisessem no momento que bem entendessem. Em função disso passaram a atuar como um verdadeiro partido político. Identificar eles como Partido da Imprensa Golpista, o PIG, foi apenas uma constatação de realidade.

A eleição de Lula em 2002 foi assimilada pelas forças políticas de oposição e o PIG apenas como uma transição de um governo que deveria ser um fracasso para o retorno ao poder em 2006.

Felizmente o PIG e a oposição erraram.

O sucesso de Lula, do PT e das forças políticas aliadas ao governo permitiu que o Brasil mudasse e que uma nova realidade fosse vivida em uma situação de conquistas sociais inimaginável para o povo brasileiro no final do século passado.

Também é importante salientar o importante papel da Internet neste processo que permitiu a camadas cada vez maiores da população ter acesso à informação não monopolizada e manipulada pelo PIG.

Tanto o PIG quanto a oposição, pelo que se percebe hoje, não imaginavam que o Governo Lula poderia eleger o sucessor, ou melhor, a sucessora agora em 2010. Achavam que o Presidente Lula não conseguiria transferir seu prestígio para uma candidatura governista.

Quando ficou claro que isto estava acontecendo, a oposição e o PIG perderam o controle e partiram para o tudo ou nada de forma arrogante e sem um mínimo de controle.

Os desabafos de Lula e Dilma Roussef e o ato “contra o golpismo midiático e em defesa da democracia”, que ocorrerá nesta quinta-feira, dia 23, às 19 horas, na sede do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo provocaram reações no PIG, principalmente na Rede Globo.

Para o PIG tratasse de uma rebeldia de jornalistas e blogueiros que coloca em cheque o poder que esta escapando de suas mãos, por isso o que ele e as forças políticas que sempre receberam seu apoio fazem é tentar desqualificar o evento.

Para nós brasileiros conscientes porque sabemos como o PIG atua e sempre atuou é um ato de defesa de direitos conquistados. Conquistamos nosso espaço e colocamos o PIG em cheque apenas com nossa intervenção em defesa de uma igualdade social conquistada neste início de século XXI as custas de muito trabalho honesto e não será a pressão do PIG é que irá nos tirar da luta, de jeito nenhum, podem acreditar.


Flávio Luiz Sartori – flavioluiz.sartori@gmail.com

domingo, 19 de setembro de 2010

DATAFOLHA E IBOPE DEVEM ESTAR MANIPULANDO RESULTADOS DE SUAS PESQUISAS PARA AJUDAR ALCKMIN EM SÃO PAULO.

COTAS DE ENTREVISTADOS NAS AMOSTRAGENS USADAS PELO DATAFOLHA E PELO IBOPE COM CURSO SUPERIOR EM SÃO PAULO ESTÃO ACIMA DOS NÚMEROS DO TSE.

Deste de 1998 não me conformo com a manipulação que o Datafolha e o IBOPE fizeram naquela eleição e praticamente tiraram a Marta Suplicy do Segundo Turno, com a divulgação de pesquisas fajutas, com números que demonstravam que a então candidata do PT não teria condições de disputar o Segundo Turno com o candidato Paulo Maluf. Naquela eleição devido aos números falsos do Datafolha e do IBOPE, uma parcela decisiva dos eleitores de São Paulo foi manipulada a acreditar que Mario Covas, um governador que não gozava de bons índices de popularidade estaria em melhores condições de ir ao Segundo Turno com Maluf.

Em conseqüência desta manipulação orquestrada por tucanos e pelo PIG, que já existia na época, Mário Covas foi ao Segundo Turno com uma pequena diferença sobre Marta Suplicy.

Agora em 2010, como sempre, a manipulação esta sendo tramada para que Geraldo Alckmin, candidato também dos tucanos, não tenha que disputar um segundo turno com Aloísio Mercadante, candidato do PT apoiado pelo Presidente Lula.

Desde que as pesquisas do IBOPE e do Datafolha começaram a divulgar resultados que teimam em não identificar uma possível subida de Mercadante e queda de Alckmin percebi que estão manipulando os números para favorecer a candidatura tucana em São Paulo.

Não foi difícil constatar que a manipulação continua sendo a mesma de sempre, aliás, já denunciada aqui neste blog: IBOPE e Datafolha entrevistam cotas de eleitores com escolaridade ao nível de curso superior em quantidade acima das cotas reais de eleitores com escolaridade de terceiro grau do próprio Tribunal Superior Eleitoral, o TSE.

Ainda na primeira metade do ano passado quando denunciei que tanto o Datafolha quanto o IBOPE estavam divulgando pesquisas com cotas de eleitores entrevistados nas amostragens deles acima das cotas reais do TSE fui questionado por algumas pessoas sobre o fato de que se realmente as cotas do TSE seriam confiáveis.

No entanto, o TSE tornou público no último 10 de Agosto e foi tema de reportagem no Jornal da Noite na Band, conforme registrou este blog e é só acessar no http://flavioluizsartori.blogspot.com/2010/08/informacoes-sobre-escolaridade-real-do.html , que os números do TSE sobre a escolaridade do eleitorado brasileiro são assumidos pelo TSE como reais e representativos.

Dessa forma, como cidadão brasileiro e na condição de estar me sentindo logrado pelos resultados das pesquisas do Datafolha e do IBOPE para o Governo de São Paulo, principalmente me lembrando da eleição de 1998, fui aos números do TSE, agora assumidos publicamente pelo tribunal na já citada reportagem do Jornal da Noite na Band, referentes a escolaridade dos eleitores do estado de São Paulo e constatei a seguinte realidade:


Como constatamos acima, de acordo com o TSE, os eleitores que atingiram a escolaridade à nível superior no Estado de São Paulo são 9,19% da soma de Superior Incompleto e Completo da tabela acima, o que pode ser confirmado no http://www.tse.gov.br/internet/eleicoes/distr_instr_blank.htm.

De acordo com o IBOPE no relatório de sua última pesquisa para o Governo de São Paulo divulgada no último dia 17, a cota de entrevistados com Curso Superior, concluídos ou não, foi de 329 entrevistas que correspondem a 18% do total da amostra de 1806 entrevistados na pesquisa, ou seja, quase um quinto dos paulistas teriam chegado ao nível de escolaridade superior. Isso pode ser confirmado acessando ao relatório no http://www.eleicoes.ibope.com.br/Resultado/223.pdf na página 05.

O Datafolha também utilizou cotas de números superiores aos do TSE na sua amostragem total de 2114 entrevistados na pesquisa sobre a corrida para o Governo de São Paulo divulgada no último dia 18. De acordo com o relatório do Datafolha desta pesquisa que está disponível no endereço http://datafolha.folha.uol.com.br/folha/datafolha/tabs/intvoto_gov_sp_17092010.pdf na página 17 foram entrevistadas 338 pessoas com escolaridade à nível de curso superior que correspondem a 16% da amostragem.

Diante do exposto fica evidente que se compararmos os números do TSE com as cotas de entrevistados do tanto do IBOPE quanto do Datafolha constataremos que em relação aos números do TSE as cotas de entrevistados estão cima, inclusive no caso do IBOPE isto representa praticamente o dobro.

Também se constata facilmente nos relatórios das pesquisas acessíveis neste blog que os eleitores dos candidatos do PSDB, de uma forma geral, são sempre os que estão nas camadas da população com renda mensal acima de dez salários mínimos e escolaridade a nível universitário.

Isto certamente faz com que os números destas pesquisas sejam favoráveis aos candidatos tucanos, ou seja, em São Paulo é praticamente certo que Alckmin esteja abaixo dos números divulgados assim como Mercadante esteja acima da média que tem no IBOPE o no Datafolha.

Esta é uma verdade que temos que ter consciência e debater com as pessoas. A justiça eleitoral também deveria fazer uma auditoria nestes números que já são assumidos publicamente pelo Datafolha e o IBOPE e confrontar com seus próprios números.

Nada convence mais que a verdade.

Flávio Luiz Sartori - flavioluiz.sartori@gmail.com

sábado, 18 de setembro de 2010

MÚSICA PARA FECHAR A NOITE DO SÁBADO: ATENDENDO AO PEDIDO DA MINHA ESPOSA, COM VOCÊS MARIA GADU CANTA SHIMBALAIÊ



De acordo com o Wikipédia:

Shimbalaiê é uma canção da cantora Maria Gadú do seu álbum homônimo. Lançada como primeiro single, em Agosto, a canção foi incluída na trilha sonora da novela Viver a Vida e, a partir daí, se tornou um sucesso pelo Brasil inteiro.

A canção foi sua primeira composição aos 10 anos de idade.

A cantora afirma que a palavra não tem nenhum significado, mas na verdade a expressão deriva de um dialeto africano.

Existem várias formas de se escrever, no entanto, a forma correta é Ximbhalaijè, que poderia ser traduzida assim: Ximbha (natureza, meio ambiente) - Laijè (alma, deus, espírito).


Boa noite e bom fim de semana.

Flávio e família.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

IBOPE HOJE PARA O GOVERNO DE SÃO PAULO: DIFERENÇA ENTRE ALCKMIN E OS OUTROS CANDIDATOS CAI DE 13 PARA 10 PONTOS.



IBOPE TENTA ESCONDER E DISFARÇAR, MAS, NÃO ESCONDE O ÓBVIO, ELEIÇÃO PARA O GOVERNO DE SÃO PAULO CAMINHA PARA O SEGUNDO TURNO.

Na pesquisa da semana passada, no dia 10/09, no IBOPE, a diferença entre Alckmin e a soma dos outros candidatos ao Governo de São Paulo era de 13 pontos, Alckmin tinha 46% de intenções de votos estimulados, por outro lado Mercadante tinha 22%, Celso Russomanno tinha 8%, Paulo Skaf tinha 2%, Fábio Feldmann tinha 1% e os outros candidatos não tinham pontuado. A soma dos votos de todos candidatos menos Alckmin era 33%, portanto se Alckmin perdesse 6,5%, o que não é muita coisa, para os outros candidatos teríamos um empate e praticamente o segundo turno que, portanto não estava longe.

Só para registro, ontem o Datafolha, empresa aliada do PSDB, partido de Alckmin, o candidato tucano ao Governo de São Paulo apareceu com 51% de intenções de votos estimuladas, os outros candidatos pareceram assim: Mercadante com 23%, Celso Russomanno com 8%, Paulo Skaf com 3%, Fábio Feldmann com 1% e Paulo Búfalo com 1%, a soma dos votos de todos candidatos menos Alckmin é 35%, portanto uma diferença de 15 para o tucano. De acordo com o Datafolha os candidatos contrários a Alckmin teriam que tirar aproximadamente 7,5 pontos de Alckmin para ter segundo turno em São Paulo.

Voltando ao IBOPE, hoje dia 17 o IBOPE divulgou outra pesquisa com Alckmin com 48% de intenções de votos estimulados e no campo dos candidatos contrários ao tucano temos Mercadante com 24%, Celso Russomanno com 9%, Paulo Skaf com 3%, Fábio Feldmann com 1% e agora Paulo Búfalo com 1%. A soma dos candidatos contrários a Alckmin, hoje, pelo IBOPE é de 38%.
Portanto, a diferença de pontos entre Alckmin e a soma dos seus oponentes caiu em uma semana de 13 para 10 pontos, isto de acordo com o IBOPE. Conclusão, hoje, para acontecer o segundo turno em São Paulo entre Alckmin e provavelmente Mercadante basta cinco pontos saírem Alckimin e irem para o bloco dos seus oponentes e ainda faltam 16 dias para o 3 de Outubro, dia da eleição

Levando em consideração que Datafolha e IBOPE já deram provas cabais que sempre manipulam resultados de suas pesquisas para favorecer candidatos tucanos, é obvio, é evidente que Mercadante está muito mais próximo de Alckmin do que a pesquisa de hoje do IBOPE mostrou. Podem acreditar.

Flávio Luiz Sartori – flavioluiz.sartori@gmail.com

DATA FOLHA DE HOJE EM SÃO PAULO: PLANO DO PIG É PARA PROVOCAR O SEGUNDO TURNO PARA PRESIDENTE E IMPEDIR SUBIDA DE MERCADANTE EM SÃO PAULO.

Acho qu estamos aceitando passivamente esta situação demais. Longe de querer afrontar a democracia e as regras do jogo, porém temos que ter claro que nossos adversários nunca respeitaram as tais regras e contam com aparato de comunicação que não dispomos por isso estamos sempre em desvantagem em relação ao PIG.

A divulgação desta pesquisa eleitoral do Datafolha de hoje em São Paulo mantendo Alckmin acima dos 50% e Mercadante abaixo dos 25% é uma jogada construida com base em uma pesquisa mentirosa, podem acreditar.

Esta semana tivre acesso a uma pesquisa aqui em Campinas encomendade por um candidato a deputado estadual onde Mercadante esta a apenas 5 pontos de Alckmin, que estaria com 38% e Mercadante com 33%.

Nossos adversários são ferozes, vigiam sem parar 24 horas, não dão tregua para nós.

A internet tem que ser nossa arma, temos que se comunicar com nossos amigos, informar, esclarecer e denunciar a prática do PIG. Agora é a hora, caso contrario, eles poderão enganar uns 5 ou 7 por cento do eleitorado, forçar o segundo turno para presidente e impedir o crescimento de Mercadante em São Paulo.

Em apoio à candidatura de Dilma Rousseff, a juventude se mobiliza em um novo twitaço, marcado para esta sexta-feira (17/9), das 11h às 15h.

Vamos colaborar com esta manifestação e mostrar também que, em São Paulo, nós vamos de #Dilma e #Mercadante.

Flávio Luiz Sartori - flavioluiz.sartori@gmail.com

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

ELIANE CANTANHÊDE, AQUELA QUE DISSE QUE O POVO BRASILEIRO CHEIRA MAU, ESTA NESTE MOMENTO EM BATE PAPO DO UOL TENTANDO MOBILIZAR A CLASSE MÉDIA ALTA

Dei um passeio no Chat de Eliane Cantanhêde, não precisei esperar muito para concluir que Eliane está lá para mobilizar os desinformados da classe média alta brasileira que gostam de se informar assistindo a Globo, lendo a Folha e o Estadão e se deliciando na Veja.

Logo no início do bate papo uma das pessoas que participam perguntou:

(05:10:04) jaa fala para eliane cantanhêde: Porque a matéria da Carta Capital sobre a monumental quebra de sigilo bancário promovida, em 2001, pela empresa Decidir.com, das sócias Verônica Serra (filha de José Serra, candidato do PSDB à Presidência da República) e Verônica Dantas (irmã de Daniel Dantas, banqueiro condenado por subornar um delegado federal) não sai na Folha e no jornal Nacional?

E Eliane respondeu:

(05:10:34) eliane cantanhêde: jaa, muito simples: porque a Carta Capital não tem credibilidade.

Vejam a arrogância da "colonista" do PIG, não tem o mínimo respeito pelo Mino Carta, esta lá para criar marola e fomentar uma crise, apenas isso...não deve ser levada a sério, o que vale é o fato de que o PIG vai lutar até o fim pois sabe que a vitória de Dilma é o seu fim.

Flávio Luiz Sartori

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

PARA A GLOBO, A VEJA, O ESTADÃO, A FOLHA, SERRA, FHC, OS DEMOS E ENFIM A ELITE QUE GOVERNOU O BRASIL ATÉ 2002.



COMO O BRASIL COMEÇOU A COMPREENDER A VERDADE SOBRE O PIG. COMO?

Hoje fui a periferia de Campinas, Região da Vila Padre Anchieta. Ocupações, condomínios, povão. Só vi trabalhadores, pessoas confiantes e alegres. Estava com Andy, liderança das comunidades, a música rolava no som do carro e então comecei ouvir um rap, um rap brasileiro, Racionais. Ali estava a resposta que tucanos, demos, o PIG, a elite que governou o Brasil até 2002 e o tal Cesar Tralli não conseguem ver, conscietização pela música, pela cultura popular presente no cotidiano das metrópoles brasileiras desde os anos oitenta de século passado.




Demais, não.

Flávio Luiz Sartori - flavioluiz.sartori@gmail.com

terça-feira, 14 de setembro de 2010

COMEÇOU O ATAQUE FINAL, A BALA DE PRATA: GLOBO USA METADE DO JORNAL NACIONAL PARA "CRIAR" ESCANDALOS DA RECEITA FEDERAL E DA MINISTRA ERENICE GUERRA

Maior sinal de que a tentiva final de forçar o segundo turno não poderia existir do que a constatação da presença de Cesar Tralli em uma reportagem denúncia da Globo contra o Governo. Lá estava ele tentando retirar alguma coisa de um dos envolvidos no acesso ao sigilo da Receita Federal, como sempre com um empenho invejável, inclusive praticamente dando voz de prisão ao entrevistado.

Mais não foi só isso, também foram feitas denúncias contra a Ministra Erenice Guerra e seu filho também com bom tempo de reportagem.

Em meio as denúncias, a tentiva de colocar elas como pontos principais da campanha eleitoral, Marina como sempre tentando tirar a casquinha dela e Plínio mesmo tantando falar algo que poderia trazer alguns votos, pelo menos denunciando o fato do debate sobre as questões nacionais estar ficando em um segundo plano. Plinio e Marina na realidade estão brigando pelos votos à direita, estão distantes da maioria dos brasileiros nesta empreitada.

Serra passou a posar de bom moço, falando somente sobre temas de proposta de governo e obviamente deixando o trabalho sujo para a "inocente" Marina, o PIG, principalmente a Globo e seus poucos trololós no Congresso Nacional, como por exemplo, o Senador Álvaro Dias. Figuras de proa destes momentos, como seria o caso de Virgílio Guimaraes, nem pensam em fazer parte deste teatro, estão lutando para sobreviver politicamente.

Esta na cara que tucanos, demos, Globo, Folha, Estadão, Veja (Oia la em Piracicaba), estão todos desesperados, junto a eles uma minoria de brasileiros que não aceitam que o tempo da elite que governou o Brasil até 2002 e ainda governa em alguns lugares, como por exemplo São Paulo, esta acabando, que o Brasil de hoje caminha para ser o Brasil da justiça social, que nós que pertencemos a maioria que sempre foi privada de ter acesso a melhores condições de vida vamos defender nossas conquistas com o Governo Lula lutando pela eleição de Dilma Roussef e Mercadante em São Paulo, é o mínimo que podemos fazer humildemente de nossos computadores se irmanando em millhares de blogueiros contra o dominio do poder econõnico do PIG.

Podem vir com quantas denúncias falsas quiseram, como as pesquisas fajutas do Datafolha, que vamos responder, mobilizar e dar a resposta à altura. Podem acreditar.

Flávio Luiz Sartori - flavioluiz.sartori@gmail.com

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

BLOGUEIROS DESAFIAM ARROGÂNCIA HISTÓRICA DE UMA ELITE E FAZEM UMA VERDADEIRA REVOLUÇÃO PACIFICA, ORDEIRA, HONESTA E CONTUNDENTE PELO FUTURO DO BRASIL

O PIG não desiste de jeito nenhum, sabe que mais um mandato para o PT e seus aliados será o seu fim. Será o fim de um padrão de dominação que teve seu auge nos anos noventa do século passado, com meios de comunicação compostos principalmente por jornais, redes de TV, rádios, revistas espalhados por todo Brasil, todos eles seguindo fielmente os padrões da Rede Globo, Folha de São Paulo e Estadão de noticiar com uma matriz ideológica bem definida em favor da elite que sempre governou o Brasil até 2002.

Será uma derrota histórica das forças políticas compostas principalmente pelo PSDB e o DEM, articulados para governar o Brasil em sua ultima versão em 1994 por ninguém menos que FHC e Antônio Carlos Magalhães respaldados no Plano Real, que no entanto não demoraram muito para mostar as garras, basta lembrar do Brasil de 2002 que elegeu Lula presidente para refrescar nossa memória.

Como principal buluarte propagandisco desta aliança política constatamos a existência de um verdadeiro partido político composto em sua matriz pelo Grupo Folha, o Estadão e principalmente pelas Organizações Globo e deles seus derivados em todo Brasil. Imaginem que muitos jornais do interior de São Paulo e do Brasil deixaram de ter suas redações próprias e passaram a editar materias das agencias Estadão e Folha, tinham reporteres apenas para noticias l0cais que eram produzidas sempre em fução dos interesses políticos dos proprietários destes jornais.

Contra eles inrsurgimos nós os blogueiros, inicialmente e timidamente no início deste século, depois ja em 2006 mostramos nossa força, principalmente com o Conversa Afiada de Paulo Henrique Amorim e hoje somos possivelmente milhares e estamos tirando o dôce da boca da Globo, Folha, Estadão e afiliados. Basta notar que a praticamente um mês Serra e seus aliados lutam com todas as forças do PIG e não conseguem fazer com que o golpe de mídia deles, que sempre deu certo com a ajuda das pesquisas fajutas do Datafolha e do IBOPE (que atualmente veste pele de cordeiro mas ainda é lôbo) engane a grande maioria dos eleitores brasileiros com notícias plantadas para virarem escândalos contra a candidatura de Dilma Roussef.

Coragem pessoal , pode até parecer muita pretensão mas a nosso modo, nós blogueiros dilmistas brasileiros com muito orgulho estamos fazendo nossa revolução pacifica ordeira honesta e contundente.


Flávio Luiz sartori - flavioluiz.sartori@gmail.com

sábado, 11 de setembro de 2010

DEPOIS DO NECESSÁRIO EMBATE POLÍTICO VAMOS COMEÇAR O DOMINGO COM A BOA MÚSICA NA INTERPRETAÇÃO DE JOÃO BOSCO: NAÇÃO.

Para uma reflexão sobre o Brasil e o futuro...



Valeu. Bom domingo. Fui...dormir...

Flávio

GRUPO FOLHA ENTRA COM TUDO NA CAMPANHA DE ALCKMIN. AUDITORIA JA DA JUSTIÇA ELEITORAL NO DATAFOLHA.

Montenegro não é bôbo, sabe que as pesquisas eleitorais são vitrine para o segmento de pesquisas de mercado por isso, à sua meneira e tantando demonstrar que não quer afrontar as Organizações Globo, vai deixando escapar aqui acolá, pesquisas que tenham um mínimo de verdade. Assim foi com a subida de Dilma e sua "mea culpa" sobre o fato de ter previsto no ano passado que Dilma não subiria pois o Presidente Lula não conseguiria transferir seu prestígio para sua candidata, provavelmente para agradar os irmãos Marinhos, que segundo o Paulo Henrique Amorim não tem nome, que são seus clientes. Porém quando o negócio é o mercado, as coisas não são bem assim. Quem vai acreditar em "pesquiseiros de meia tigela"?

Agora o Grupo Folha não tem jeito, é uma questão de classe social, a Folha é a elite que sempre governou o Brasil e Governa São Paulo até hoje em qualquer circunstância, vai lutar contra o PT e Lula até o fim, sabe que não tem liga. Lula ja revelou para todo Brasil em um comicio em Mato Grosso do Sul como deixou os Frias falando sozinhos em um almoço quando ainda nem era presidente em 2006, para a Folha não tem acordo, é como diria um amigo meu no passado, o Severiano, um homem simples do povo: "É bala ou roleta russa".

Por isso a Folha insiste até o fim, esta com Serra e Alckmin e não abre.

Quem acredita nesta pesquisa de Alckmin com 49% e Mercadante com 23% de intenções de votos estimulados em São Paulo? Provavelmente nem a Hebe Camargo. Podem acreditar e piamente.

Flávio Luiz Sartori - flavioluiz.sartori@gmail.com

IBOPE DEMORA, DEMORA, ENFIM TEM QUE ADMITIR ALCKMIN ESTÁ CAINDO EM SÃO PAULO. MERCADANTE DEVE ESTAR COM MAIS DE 22%, PODEM ACREDITAR.

No atual momento em que vivemos com a mídia tradicional em baixa, com o PIG não conseguindo mais manipular a opinião pública como sempre fez, demorar para admitir o óbvio acaba conspirando cada vez mais contra o próprio PIG, principalmente porque faz diminuir cada vez mais a sua já combalida credibilidade.
Dessa forma, quanto mais demorar em tornar público o fato de que Alckmin esta caindo nas pesquisas eleitorais do IBOPE e do Datafolha, que diga-se de passagem sempre são infladas para favorecer “seus candidatos”, pior será para o próprio PIG e também para os IBOPEs e Datafolhas da vida.

Seguindo este raciocínio, o resultado divulgado ontem pelo IBOPE que mostra uma queda de 51% para 46% nas intenções de votos estimulados para Alckmin já vem tarde porque isto já deve ser real já à muito mais tempo.

Na realidade, acredito piamente e agora quem fala é o profissional de pesquisa de mercado e opinião pública, que Alckmin já deve estar abaixo dos 46% admitidos pelo IBOPE, deve estar de 38% a 42% quando muito.

Mercadante obviamente que está acima dos 22% admitidos pelo IBOPE, afinal se Russumano subiu só 1 ponto de 7% para 8%, Skaf se manteve com 2% e Feldman também se manteve com 1%, obviamente que IBOPE teve que maquiar os pontos perdidos por Alckmin entre indecisos, brancos e nulos para fazer a mágica de Mercadante ter subido só 2 pontos de 20% para 22%.

Podem acreditar, de acordo com meus prognósticos, Mercadante testa acima dos 22%, hoje Mercadante deve estar em uma faixa de 28% a 32% de intenções de votos estimulados e o segundo turno já está praticamente definido em São Paulo.
Se preparem será um disputa histórica com reflexos no futuro da história do Brasil.

Flávio Luiz Sartori – flavioluiz.sartori@gmail.com

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

SERRA ATACA BLOGUEIROS EM SABATINA DO JORNAL O GLOBO. E DAÍ????

TENHO ORGULHO DE SER BLOGUEIRO CONTRA O PIG...


Em sabatina com candidatos presidenciais do jornal "O Globo", Serra atacou os bloqueiros, disse que nós estamos a serviço da campanha de Dilma Roussef.

Não é bem assim Serra, estamos a serviço da verdade, contra as pesquisas fajutas do IBOPE e do Datafolha que sempre manipularam a opinião pública e contra as mentiras do PIG que sempre estiveram à serviço doS tucanos e seus aliados.

Como blogueiro eu tenho orgulho de estar participando deste momento histórico no Brasil, nós blogueiros somos a expressão de uma sociedade indignada com anos de manipulação, agora podemos contrapor a tudo isso graças a internet.

Entendeu senhor Serra? Isso é apenas democracia e nada mais, a web é livre, o senhor que trate de aglutinar apoiadores na web e contrapor a nós, estamos aberto ao debate político.

Quem usa mentiras para denegrir os adversáios são seus aliados do PIG.


Flávio Luiz Sartori
Cidadão brasileiro e blogueiro com muito orgulho.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

NOTÍCIA SOBRE A MORTE DE FUNDADOR DA BANDA Electric Light Orchestra ME FEZ LEMBRAR DE UM SOM EMBLEMÁTICO DOS ANOS SETENTA

O violoncelista Mike Edwards, 62 anos, membro e um dos fundadores da banda Electric Light Orchestra (ELO), morreu depois de o fardo de 600 quilos rolar por uma encosta íngreme em Devon, no sul da Inglaterra, e bater no carro que ele dirigia.
Ao ler a notícia me lembrei de uma das minhas bandas preferidas nos anos setenta, então ai vai minha homenagem a banda e um de seus clássicos Livin' Thing.




Bom feriado. Flávio

domingo, 5 de setembro de 2010

DIRETO DO CONVERSA AFIADA DO PAULO HENRIQUE AMORIM: A REVELADORA ENTREVISTA DA DONA NEUZA AO JORNAL DA TARDE (ESTADÃO)

Dona Neuza é gente como a gente, batalhadora, quer o melhor para sua família, seus filhos na universidade e é devota de Nossa Senhora Aparecida. Leiam a entrevista dela ao Jornal da Tarde:

ENTREVISTA

JT – A senhora acha que a Dilma tem experiência política? A candidata não depende muito do Lula?
Neusa- Ela é como a gente. Acho que ela pode aprender como ser uma boa presidente. Ela vai se virar bem sem o Lula.

JT – E o passado dela? Ela participou da luta armada…
Ah, meu filho, isso não interessa muito, não. Além do mais, faz tanto tempo. E acho também que as pessoas mudam.

JT – A história do Mensalão do PT não incomoda a senhora? E ela ter o apoio do Zé Dirceu, do Sarney, do Collor…
Acho que todos os políticos são a mesma coisa (ri). Quem fez coisa errada tem que pagar e pronto. Agora, vai dizer que só tem gente boa do lado do Serra?

JT – E essa história da quebra de sigilo na Receita Federal?
Isso aí, não sei. Mas imposto é segredo? Achei que não era, que todo mundo sabia.



Durantes anos a elite que sempre governou o Brasil e governa o estado de São Paulo até hoje manipula as pessoas através do PIG, porém a situação mudou, principalmente depois do Governo do Presidente Lula.
Como minha esposa sempre diz, esse pessoal pensa que o povo ainda é bôbo e insiste em continuar com enganação.
Ai está Dona Neuza para comprovar que as coisas mudaram, graças a Deus....

Flávio Luiz Sartori

CADEIRA CATIVA NESTE BLOG, MARCOS COIMBRA MAIS UMA VEZ COLOCA AS COISAS NOS SEUS DEVIDOS LUGARES EM RELAÇÃO A PROPAGANDA ELEITORAL NA TELEVISÃO

Deu no Correio Braziliense - 05/09/2010

A força da TV

De Marcos Coimbra, sociólogo e presidente do Instituto Vox Populi

Hoje é o 20º dia de veiculação da propaganda eleitoral na televisão e no rádio. É quase a metade do total de 45 dias, que termina na antevéspera da eleição. Já dá para avaliar seu impacto inicial e estimar que efeitos poderá ter de agora em diante.

Nas pesquisas feitas em âmbito nacional e nos estados, vê-se que estas eleições confirmam o padrão de audiência que conhecíamos de outras. O chamado “programa eleitoral”, veiculado no início da tarde e à noite, está tendo uma audiência cativa relativamente pequena. Os comerciais, espalhados na grade das emissoras ao longo do dia, atingem contingentes muito maiores do eleitorado.

Embora nossos legisladores tenham escolhido faixas de horário em que aumenta a chance de alcançar um grande número de eleitores, a previsibilidade dos programas faz com que sejam vistos por um segmento bem particular do eleitorado: as pessoas que se interessam por política. Não é pelo fato de ser veiculados na hora em que as pessoas estão, na maior parte dos casos, almoçando ou jantando que eles despertariam a curiosidade dos desinteressados.

Chama atenção a diferença de assiduidade na audiência dos programas dos candidatos a presidente, governador e senador. A proporção de pessoas que diz ver os programas às terças, quintas e sábados, quando os presidenciáveis estão no ar, é quase o dobro da que vê os programas das segundas, quartas e sextas. Nesses dias, por sua vez, o costume é olhar com mais atenção o começo do horário, quando se apresentam os candidatos a governador, que o final, na hora dos senadores.

Existem três tipos de espectador desses programas, com tamanhos que variam em função da eleição. Nas presidenciais, 20% dos entrevistados são espectadores “habituais”, pois dizem vê-los “sempre ou quase sempre”. Outros 30% são “eventuais”, pois só os assistem “de vez em quando” ou “raramente”. Os 50% restantes são “não-espectadores’: simplesmente não os veem.

Importa pouco, para os eventuais e os não-espectadores, se o aparelho de televisão permanece ligado ou se estão no ambiente onde alguém assiste aos programas. São pessoas que não dão noticia do que está sendo veiculado, a não ser de maneira fragmentária.

Mesmo nos estados onde a cadeira de governador é objeto de disputa acirrada, a proporção de espectadores habituais dos programas dos candidatos ao cargo é menor. Na maior parte deles, não chega aos 15%. Os eventuais são 30%, o que quer dizer que perto de 60% dos eleitores não vê os candidatos a governador.

Mesmo com todas as ressalvas e excluindo os não-espectadores, é grande o número de pessoas que, toda noite, se senta na frente da TV para ver os programas. Somando parte dos habituais e alguns entre os eventuais, é provável que não menos que um quarto do eleitorado veja cada um.

A maioria, no entanto, só é alcançada pelas inserções. Na eleição dos prefeitos, rapidamente, pois apenas eles as têm. Nas gerais, mais lentamente, pois todos os candidatos, a todos os cargos, têm direito a elas. A grade fica mais concorrida.

Nestes primeiros 20 dias de propaganda, não tivemos viradas espetaculares ou “disparadas”, seja no plano federal, seja nas eleições de governador ou senador. Mas muita gente cresceu e alguns caíram, prenunciando mudanças para as próximas semanas.

Dilma continuou sua ascensão, com pequeno aumento da velocidade de crescimento. Ela manteve a tendência de ganhar intenções de voto entre indecisos e subiu mais um pouco tomando eleitores de Serra. Era o que se imaginava que aconteceria quando Lula fosse à televisão. O que vai além do esperado é quanto Serra caiu. Mesmo no comitê petista se calculava que seu mínimo era superior a 25%. Hoje, não se sabe.

Por enquanto, nas eleições para governador, a grande mudança acontece em Minas Gerais. É o único estado em que uma candidatura que parecia favorita já perdeu esse posto. Hélio Costa, apesar do apoio de Lula e do PT, viu sua vantagem de mais de 20 pontos desaparecer e está empatado com Antonio Anastasia, que tem o apoio de Aécio.

Mas não é apenas em Minas que as eleições de governador (e senador) ainda podem reservar surpresas. Em alguns estados, nas últimas semanas, ainda vai correr muita água por baixo da ponte. Na batalha paulista, por exemplo, o cenário está longe de definido. Em relação ao Senado, nem se fala. Há mais de 20 vagas em disputa aberta.


sexta-feira, 3 de setembro de 2010

O FATO DE DILMA ROUSSEF TER APARECIDO EM PRIMEIRO LUGAR NO DATAFOLHA E NO IBOPE NÃO SIGNIFICA QUE AS PESQUISAS NOS ESTADOS NÃO ESTÃO SENDO MANIPULADAS

As pessoas devem estar imaginando que o Datafolha e o IBOPE fizeram autocrítica e a partir de agora só vão publicar pesquisas verdadeiras. Errado, o que levou estas empresas ao recuo foi o mercado. Como os empresários, principalmente os que atuam no mercado de publicidade, que contratam as importantes pesquisas de mercado iriam confiar no Datafolha e no IBOPE se eles continuassem a divulgar pesquisas falsas?

Obviamente que na medida em que o três de Outubro se aproxima, a verdade apareceria e o ridículo a que eles estavam se submetendo ia ficar cada vez pior, então a solução foi aceitar a verdade e se justificar, nem que fosse com lágrimas de crocodilo, como fez o Montenegro do IBOPE.

Não vamos se enganar, o processo eleitoral ainda reserva duas eleições estaduais importantíssimas: Minas Gerais e São Paulo.

Comecemos por Minas onde a possibilidade de manipulação pode ser menor, mas, nem por isso devemos descartar a possibilidade de o candidato Anastásia, apoiado pelo tucano Aécio estar sendo inflado em alguns pontinhos pelo Datafolha e pelo IBOPE. A verdade só vai aparecer para valer bem próximo ao três de Outubro, ai vamos medir a transferência de Lula para a chapa Hélio Costa / Patrus Ananias e de Aécio para seu candidato. Olho vivo no Vox Populi em Minas se estão acertando tão bem no Brasil certamente que acertarão em Minas Gerais.

Aqui em São Paulo a situação é mais grave, os interesses da elite dominante e do PIG, o Partido da Imprensa Golpista são os mesmos e para eles uma derrota do PSDB ou até mesmo a disputa de um segundo turno representarão um sintoma de fragilidade inadmissível. Por isso mesmo o PIG vai lutar com todas as forças e armas até o fim, o Datafolha e o IBOPE só vão admitir uma subida de Mercadante na reta final da campanha. Manter Mercadante bem atrás de Alkimin ajudará a segurar a onda petista que já está acontecendo em São Paulo com Dilma Roussef.

Posso estar muito enganado, mas, hoje, eu diria que vamos ter segundo turno em São Paulo, querendo ou não a elite que sempre governou São Paulo e o PIG e sua imensa rede de afiliados seguidores de todo o Estado. Podem acreditar.

PARA MATAR AS SAUDADES: Tina Turner -Let's Stay Together




Flávio

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

O SERRA DEVE ESTAR DE BRINCADEIRA. QUER FAZER O BRASIL ACREDITAR EM UM "PAU MANDADO"

Como se planeja um golpe, ou melhor, o motivo para um golpe?

Serra ja sabia que a parada seria dura, talvez menosprezasse o poder de transferência de votos do Presidente Lula para sua candidata Dilma Roussef, mas ja sábia e a muito tempo que o oposicionista que enfrentasse Dilma seria derrotado.

Serra tentou de tudo, principalmente manipular a opinião pública com pesquisas fajutas do Datafolha e do IBOPE, também contou com a sempre providencial ajuda da Globo, que inclusive chegou a ensaiar uma campanha publicitária para comemorara 45 anos de aniversário com refrão igual ao da campanha de Serra.

Nesse momento em que a viola de Serra esta literalmente indo para o saco, Serra se desespera e para tanto conta com seus asseclas do PIG de sempre. Agora pouco ouvi um dos "colonistas" dos irmão Marinhos, os que não tem nome, na GloboNews, um tal de Merval Pereira, que acusou a campanha Dilma e o Lula de forma descarada como que se fosse um cabo eleitoral de Serra.

Que é isso Serra? O que você quer? Ganhar no tapetão. Pensou que venceria a eleição?

Para com isso e saia do processo com dignidade, não como um golpistazinho de meia tijela.

Este caso da Receita federal, que inclui com o nome da filha do Serra é coisa de picareta desqualificado, se Serra insistir nisto vai acabar ficando, de fato, desmoralizado porque a massa, a maioria dos eleitores não vai cair nessa verdadeira "conversa fiada". Tudo que Serra e o PIG tentarem não vai colar, o povo está vacinado.

Flávio