sexta-feira, 30 de julho de 2010

CADÊ A MARISA MONTE.....

Cadê a Marisa Monte, uma das maiores cantoras do Brasil.
Esclareço, cadê ela na mídia, nos programas de televisão no nosso dia a dia. Uma cantora como ela não pode faltar.



É isso ai. Deu para matar um pouco de saudades?????

Bom fim de semana. Valeu.

Flávio

quinta-feira, 29 de julho de 2010

ELEIÇÕES 2010 NA BAND ONTEM À NOITE: MITRE E EDUARDO OINEGUE FIZERAM DE TUDO PARA TENTAR FAZER MARCOS COIMBRA NÃO FALAR A VERDADE E NÃO CONSEGUIRAM

Mauro Paulino do Datafolha literalmente “fugiu do pau e tremeu o queixinho”

Assisti ontem o Programa Band Eleições 2010, o principal tema debatido foi exatamente a diferença de resultados entre as pesquisas divulgadas pelo Vox Populi e pelo Datafolha e IBOPE, a principio, em um primeiro momento, o correto é que fosse feito um debate sobre a metodologia utilizada pelos institutos de pesquisa que tem propiciado diferentes resultados, mas não foi este o propósito abordado no programa, o que ficou claro foi que a Band se propôs mesmo é se justificar perante a elite que sempre governou o Brasil até 2002 e seus colegas do PIG.

Como todos sabemos a Band voltou a transmitir jogos de futebol pela televisão, principalmente na última Copa do Mundo na África do Sul de comum acordo com a Rede Globo, que tinha monopólio destas transmissões.Em relação à questão política a Band deve estar em uma verdadeira “sinuca de bico” com a Globo e o PIG, por isso precisava fazer um “jogo de cena” igual ao que fez ontem à noite.

O que se percebeu de maneira bem clara foi um esforço da equipe de jornalismo da Band no sentido de tentar explicar que, apesar dos números incontestáveis do Vox Populi, Serra não estaria caindo nas pesquisas, segundo palavras do próprio Fernando Mitre, diretor de jornalismo da Band e não foi só isso, Eduardo Oinegue do portal IG, que participava do Programa Band Eleições 2010 chegou a ponto de dizer que pediu um estudo para o Vox Populi no sentido de que fosse feita uma análise do método de amostragem do Vox que tivesse de acordo com a amostragem do Datafolha, um assunto que foi esclarecido por Marcos Coimbra, presidente do Instituto Vox Populi, que de forma polida e educada explicou que o Vox Populi desde de quando começou a fazer pesquisa, entrevista as pessoas em seus domicílios em setores censitários (do IBGE) com características próprias de população (por sexo, faixa etária, escolaridade e renda familiar), explicou também que o Datafolha usa a metodologia de entrevistar as pessoas em fluxos, lembrou que isto pode ser feito com maior facilidade nos municípios de grande porte ao contrário dos municípios menores, porém deixou bem claro que as entrevistas nos domicílios são as únicas que permitem a checagem das respostas, ainda mais, em equipes de mais de cem entrevistadores onde podem acontecer falsificações de questionários, pois checagem dos questionários poderá ser feita com segurança somente com o conhecimento exato dos locais onde foram feitas às entrevistas.
Quanto ao Datafolha, Marcos Coimbra salientou que não conhece os métodos do instituto, que gostaria de saber como é feita a checagem da autenticidade das entrevistas das pessoas que são entrevistadas nas ruas e que não tem telefone para contato.

Na seqüência do programa Fábio Panúzzio destacou que tinha entrevistado Mauro Paulino, diretor do Datafolha sobre a metodologia usada, para minha surpresa Paulino só disse que cada pesquisador tem uma cota de pessoas a serem entrevistadas por sexo, faixa etária e escolaridade e que são feitos sorteios de cidades, bairros e até setores censitários onde deverão ser feitas as entrevistas, nesse ponto a fala de Paulino foi cortada e apareceu um comentário dele sobre a importância das pesquisas no cenário da disputa eleitoral. Lamentável.

Quando a entrevista retornou a Marcos Coimbra, Fernando Mitre, depois de ter tentado durante toda entrevista forçar Marcos Coimbra a admitir que Dilma e Serra estão empatados em um quadro em que não existiria diferenças acima da margem de erro entre o Vox Populi e o Datafolha, o que, aliás, Marcos Coimbra não endossou em nenhum momento, voltou a perguntar a Coimbra se pelas pesquisas disponíveis, a leitura dele, Fernando Mitre, de que a disputa presidencial está mais ou menos empatada, podia ser considerada correta. Marcos Coimbra respondeu, de forma bem objetiva: “Olha sinceramente NÃO Mitre. O que faz sentido dizer é que de maio para cá a eleição ficou mais ou menos parada, o Serra parou de cair, caiu um pouquinho, se a gente comparar com janeiro e fevereiro, ele certamente caiu. A Dilma certamente cresceu de janeiro a maio. A pergunta é onde esta tendência os levou? Se a um empate aritmético como a recente pesquisa do Datafolha, que já é o terceiro que eles publicam, ou a uma pequena vantagem da Dilma, que já estaria acima da margem de erro que é o que os nossos (Vox Populi) dados apontam".

Conclusão é obvio que existem diferenças entre os resultados do Vox Populi e do Datafolha, a obrigação de explicar de forma bem clara e objetiva a metodologia usada foi cumprida somente por Marcos Coimbra, Mauro Paulina não falou nada, de forma descarada só enrolou.

Flávio Luiz Sartori – flavioluiz.sartori@gmail.com

segunda-feira, 26 de julho de 2010

DIFERENÇAS DE RESULTADOS NAS PESQUISAS PARA A CORRIDA PRESIDENCIAL ENTRE O VOX POPULI E O DATAFOLHA NO ÚLTIMO FINAL SEMANA SÃO MUITO GRAVES

Mídia como um todo, exceto nós os blogueiros, não dá a devida importância para as discrepâncias das pesquisas na corrida presidencial.

A divulgação neste ultimo final de semana de duas pesquisas de intenção de votos completamente diferentes em relação aos dois candidatos que estão em primeiro e segundo lugares nas intenções de votos estimuladas é um fato gravíssimo para a democracia brasileira, principalmente porque demonstra que existe uma manipulação deliberada em uma destas pesquisas no sentido de favorecer um dos candidatos, tal manipulação em um momento como este em outras eleições passadas poderia até determinar a vitória de um candidato a Presidência da República. Felizmente, hoje, o eleitorado brasileiro já acumula a experiência de quase três décadas de democracia plena, tendo votado em cinco eleições diretas para presidência, portanto é composto de uma maioria praticamente imune às tentativas do PIG de manipular a opinião pública com pesquisas falsas.

De acordo com o Vox Populi teríamos Dilma com 41% de intenções de votos espontâneas e Serra com 33% em uma diferença de oito pontos, já o Datafolha apresenta liderança Serra com 37% e Dilma com 36% de intenções de votos estimuladas. Curiosamente em relação à candidata Marina Silva no Vox Populi ela está com 8% e no Datafolha com 10%. Pensem bem, se o Vox Populi entrevistou 3.000 pessoas em todo Brasil e o Datafolha entrevistou mais de 10.000 em todo Brasil e temos uma discrepância grande nos números entre os dois institutos de pesquisa nos candidatos colocados em primeiro e segundo lugares, isto poderia ser explicado pela diferença no tamanho das amostragens, porém, quando constatamos que os números da candidata que está colocada em terceiro lugar nas intenções de votos estimulados nas duas pesquisas tem diferença menor entre os dois institutos de pesquisa, de apenas dois pontos, e estão bem próximos, percebemos que a amostragem não influência diretamente na diferença entre os dois institutos.

Então um dos institutos, o Vox Populi ou o Datafolha está manipulando os resultados de maneira descarada para favorecer um dos candidatos.

Tanto um como outro esta colocando em jogo a reputação profissional porque quem errar e isto ficará comprovado no próximo dia 3 de Outubro, irremediavelmente deveria ficar desmoralizado perante a opinião pública do eleitorado e principalmente perante os empresário(a)s que investem milhões de reais em pesquisas de mercado, que obviamente são clientes do Vox Populi e também do Datafolha.
Isto é o que deveria acontecer em um país que tivesse uma mídia séria que diante de uma situação como esta deveria debater o assunto profundamente perante a opinião pública no sentido de esclarecer os eleitores sobre o que estaria acontecendo com as pesquisas eleitorais do Vox Populi, Datafolha e também do IBOPE, mas, não é isto que observamos, muito pelo contrário, para o PIG e até outros meios de comunicação não comprometidos quanto o PIG com a candidatura Serra, este assunto esta passando “desapercebido”.

Em um artigo anterior constatei aqui que o Senador Aloísio Mercadante disse com muita clareza que a mídia paulista não está dando o devido espaço para o debate para a sucessão em São Paulo como já acontece a alguns meses com a sucessão presidencial. O PIG de São Paulo age desta forma para manter as coisas como estão, com Mercadante menos conhecido do que Alkimin, que tem mais espaços no próprio PIG, como forma de que as propostas de Mercadante não sejam confrontadas com as do candidato tucano até o inicio da campanha eleitoral na televisão.

Quando fazemos vistas grossas para o fato de que está acontecendo uma manipulação nas pesquisas eleitorais para Presidência da Republica e isto pode estar reproduzindo uma situação de ausência de debate sobre este importante assunto, estamos agindo exatamente igual ao PIG aqui em São Paulo em relação à disputa paulista.

Há três meses participei de uma reunião com diversos coordenadores de pesquisas em um trabalho onde um serviço de pesquisa em todo Estado de São Paulo foi terceirizado, conversei com donos de empresas de pesquisa e para a minha decepção não encontrei nenhum que questionasse para valer os erros comprovados do Datafolha e do IBOPE, fui afundo no questionamento em relação ao erro do Montenegro do IBOPE sobre o desempenho de Dilma Roussef, que o diretor do IBOPE afirmou claramente que a candidata não cresceria nas pesquisa, para minha surpresa percebi que a maioria destes donos de empresas de pesquisa parecia torcer para que Montenegro estivesse certo, e no caso como estava claro que o diretor do IBOPE tinha errado em sua previsão, os donos de empresas de pesquisa (de pequeno porte) simplesmente se negaram a debater o assunto, alguns inclusive me deram as costas e nem olharam mais para minha cara.

Conclui então que este método da manipulação pode ser um lugar como dominante em significativa parte dos profissionais de pesquisa, que tristeza.

Para encerrar pergunto: Se for verdade mesmo que temos uma situação como esta neste importante mercado das pesquisas isto deve ser muito triste, principalmente para alguns empresários que devem ter perdido bons negócios devido a manipulações de números com pesquisas de mercado.

Obs: Gostaria de reafirmar o que já declarei aqui, que s considero Marcos Coimbra, diretor do Vox Populi, um dos meus gurus.

Flávio Luiz Sartori – flavioluiz.sartori@gmail.com

sexta-feira, 23 de julho de 2010

FIM DE SEMANA COM A BOA MÚSICA DE MILTON NASCIMENTO: NOS BAILES DA VIDA.

Valeu, bom fim de semana...

flavio

CRISE COLÔMBIA / VENEZUELA: URIBE PARECE QUE ESTA QUERENDO CRIAR UM FATO POLÍTICO PARA AJUDAR SERRA

Porque um presidente que está saindo do poder iria querer criar uma crise internacional?

Uribe foi o presidente latino americano mais servil aos interesses dos EUA na América Latina nos últimos anos. No momento em que até o sucessor de Uribe, Juan Manuel Santos, se propõe a flexibilizar a linha dura adotada pela Colômbia em relação à Venezuela de Chaves, a atitude de Uribe é, no mínimo, suspeita.

Vamos aos fatos; nos últimos dias Serra e seu vice lançaram acusações de que o PT teria ligações com a guerrilha colombiana, mais precisamente as FARCs, Uribe lá da Colômbia cutucou Chaves com acusações similares e os EUA, cuja diplomacia é comandada pelos Clintons, tradicionais aliados do ex presidente brasileiro FHC, aliado de primeira hora de Serra, imediatamente entraram em cena propondo que fosse criada uma comissão pela OEA com o intuito de investigar as acusações de Uribe. Nesse contesto a atitude de Uribe serve como um fato político para embasar as acusações de Serra e seu vice.

Rapidamente, a diplomacia brasileira entrou em ação acionando a UNASUL (União das Nações Sul Americanas) para mediar o conflito.
Porém, uma coisa é certa, mesmo que os fatos, a acusação de Serra e seu vice e a atitude de Uribe não possam ser comprovadas como que se fossem uma articulação, ainda mais com a tentativa da diplomacia americana, comandada por Hillary Clinton, de intervir no processo, todo cuidado é pouco.

Flávio Luiz Sartori - flavioluiz.sartori@gmail.com

quinta-feira, 22 de julho de 2010

MERCADANTE ONTEM ONTEM À NOITE NA BAND: DEU UM SHOW E MOSTROU PORQUE PODE VENCER E SER O NOVO GOVERNADOR DE SÃO PAULO


Para o Senador Aloísío Mercadante a mídia paulista ainda não deu o devido espaço para o debate da sucessão estadual aqui em São Paulo

Mercadante me supreendeu ontem á noite no Programa Eleições 2010 na Band. O Senador Mercadante foi firme, direto, seguro e demonstrou ter conhecimento sobre os problemas de São Paulo.

Aloísio Mercadante demonstrou ter conhecimento da importância de São Paulo no contesto da história da modernização do Brasil no século XX, abordou com segurança o grave problema do transporte de massa no Estado de São Paulo, agravado por 16 anos de governos tucanos e como isto esta influindo na vida das pessoas, principalmente com o crescimento desordenado da Grande São Paulo onde as pessoas demoram até três horas para irem e três horas para voltarem quando vão trabalhar. Mercadante também demonstrou de forma bem clara e objetiva que a China construiu em quatro anos 120 quilometros de metrô, que o México, que é um país mais pobre que o Brasil, tem 200 quilometros de metrô e São Paulo tem só 70 quilometros de metrô e deixou bem claro que dá para chegar a 100 quilometro de metrô em quatro anos sem maiores problemas, basta o governo do estado querer.

Quando questionado sobre a liderança do candidato dos tucanos ao Governo de São Paulo Mercadante demonstrou de maneira clara e objetiva, inclusive citando dados de uma pesquisa coordenada por Antonio Lavareda, que sempre foi consultor de pesquisa do PSDB, que 80% dos eleitores paulistas ainda não escolheram o candidato ao Governo de Sao Paulo, que na realidade ainda não existe clima de eleições para o Governo de São Paulo no Estado, que os meios de comunicação não estimulam este debate para valer.

Mercadante foi direto o objetivo quando o assunto foi a precária situação da educação no Estado de São Paulo, demonstrou que o ensino em São Paulo praticamente foi privatizado nos governos tucanos, que hoje até a classe média esta sendo penalizada por esta situação, pois tem que pagar o ensino de seus filhos se quizer ter qualidade, além dos gastos com planos de saúde dentre outros. Para o Senador não adiantou nada massificar o ensino sem qualidade, para ele a situação não pode mais continuar como está, tem que investir na formação do professor, o que não esta acontecendo aqui em São Paulo.

Para quem tiver Voxel Player v3.0.091201.1 ou Adobe Flash Player 10, abaixos os videos da entrevista de ontem á noite, caso não seja possivel assistir basta ir até o endereço http://videos.band.com.br/s_10_jornalismo.htm para assistir os dois vídeos.

Primeira parte da entrevista:




Segunda parte da entrevista:



A entrevista de Mercadante na Bande foi emblemática, ela me convenceu que ele pode sim ser o próximo Governador de São Paulo e que o reinado dos taucanos pode estar chegando ao final.


Flávio Luiz Sartori - flavioluiz.sartori@gmail.com

quarta-feira, 21 de julho de 2010

SECÇÃO MOMENTO DE DESCONTRAÇÃO COM MÚSICA: AGORA COM INXS E "By My Side" AO VIVO, PARA MATAR A SAUDADE...



Até a próxima.

Não consigo trabalhar sem música....

Flávio

segunda-feira, 19 de julho de 2010

DELEGADAS AFASTADAS DO CASO BRUNO EM MINAS: A EQUIPE SOB COMANDO DELAS DEIXOU VAZAR UM VÍDEO DO GOLEIRO QUE FOI ASSITIDO NO FANTÁSTICO ONTEM

Delegadas de Alessandra e Ana Maria: não souberam dimensionar o papel delas perante a opinião pública em um Estado de histórico machista como Minas Gerais

As Delegadas Alessandra Wilke e Ana Maria dos Santos e a equipe que elas comandavam prestaram um desserviço a causa da defesa das mulheres, ainda mais em um Estado como Minas Gerais, que tem tradição histórica com o machismo, elas e equipe não resistiram a tentação de literalmente "ficar de bem" com a Globo e o vídeo que foi apresentado ontem no Fantástico, ninguém ainda sabe dizer ao certo como foi chegar na Globo, no vídeo o goleiro Bruno dava sua versão sobre o desaparecimento da mãe de seu filho Elisa Samúdio.

A ficha ainda não caiu para uma parcela dos brasileiros, que a Globo ja não é mais aquela "brastemp" que foi, cuja influência poderia facilitar as coisas com exposições na mídia.

Essa forma equivocada de querer aparecer ajudando a Globo para em troca, talvez no futuro aparecer em reportagens e conseguir prestígio, ainda fascina algumas pessoas, Alessandra, Ana Maria e equipe foram ingênuas e se esqueceram de ser profissionais.

Não conheço a história destas moças mas a lição que fica neste episódio é sobre a importante questão do profissionalismo, do comportamento de uma pessoa de saber se colocar no seu devido lugar. A mídia é uma tentação e as pessoas precisam aprender a saber lidar com ela, ainda mais quando é a Rede Globo.

A Globo que mostrou o vídeo do goleiro Bruno no Fantásticop é a mesma Globo que esta acobertando o caso do jogador Ronaldo, o Fenômeno, que está se recusando a reconhecer um filho e está sendo obrigado a fazer isto pela justiça, conforme reportagem do Domingo Espetacular de ontem, dia 18 de Julho, na Rede Record. Isso sim (viu o Boris Casoy?) é uma vergonha.

Flávio Luiz Sartori - flavioluiz.sartori@gmail.com

sexta-feira, 16 de julho de 2010

DENÚNCIA DA DEFENSORIA PÚBLICA CONTRA DATENA: SEMPRE QUE PRECISA O PIG CONTA COM A AJUDA DA JUSTIÇA PARA CRIAR FATOS E NOTÍCIAS

Datena: No Brasil de hoje o preconceito é uma "furada"

Já escrevi neste blog sobre a influência da elite de São Paulo na mídia do estado, inclusive sobre o fato de que o Partido da Imprensa Golpista, o PIG, aqui em São Paulo como em outros estados não se restringir somente a Globo, Veja, Estadão e Folha.
O tema foi abordado no texto PARA ESTAREM NO PODER DESDE 1994, TUCANOS CONTAM COM UMA VERDADEIRA REDE EMISSORAS DE TV, JORNAIS ESCRITOS E RÁDIOS EM TODO ESTADO DE SÃO PAULO publicado no http://flavioluizsartori.blogspot.com/2009/11/para-estarem-no-poder-desde-1994.html
Porém se analisarmos com maior detalhe esta influência da elite que sempre esteve no poder no Brasil até 2002 e que continua no poder aqui no estado de São Paulo até hoje facilmente constataremos que existe uma articulação deste PIG principalmente com setores do sistema judicial brasileiro e no caso aqui em São Paulo esta atuação conjunta sempre funciona quando é necessária.
Hoje mesmo Paulo Henrique Amorim explora de forma contundente no Conversa Afiada, ao nível de Brasília, como membros da justiça eleitoral trabalham articulados com o PIG, leiam o texto no http://www.Conversaafiada.com.br/politica/2010/07/16/procuradora-amiga-de-jobim-quer-dar-o-golpe-do-gilmar/ .
Também hoje no site da Folha tive a oportunidade de ler a matéria Datena pode ser multado por discriminação a travestis no "Brasil Urgente", que pode ser lida no http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/767583-datena-pode-ser-multado-por-discriminacao-a-travestis-no-brasil-urgente.shtml.
Longe de querer defender o Datena, um jornalista inteligente e admirado pela sua ousadia, que obviamente deveria se policiar melhor e não mais se referir às pessoas que tem sua opção de vida escolhida como um direito assegurado na Constituição do Brasil exatamente porque sabemos que ele não é preconceituoso, o que me despertou maior atenção foi o fato de a justiça paulista através da Defensoria Pública ter agido com uma rapidez que não costuma ter em outras ocasiões. Também me estranha muito o fato de que não tenho notícia de que a Defensoria Pública tenha tomado atitude semelhante em relação às dezenas de vezes que já assisti o Ratinho do SBT fazendo comentários inclusive em relação aos gays de maneira muito mais agressiva do que foi feito pelo Datena.

O fato concreto é que Datena já disse em alto e bom tom que é amigo do Presidente Lula, também já declarou seu voto na candidatura presidencial indicada pelo Presidente Lula, fez isso diversas vezes inclusive durante a Copa do Mundo em mesas redondas sobre futebol.
Quando quer julgar Datena, que deveria seguir o conselho que minha querida mãe Theresa de Andrade dava para mim desde de criança dizendo que em “boca calada não entra mosquito”, a Defensoria apenas criou um fato político para que a Folha de São Paulo que pertence ao PIG se aproveitasse da situação para desqualificar Datena perante a opinião pública.
Flávio Luiz Sartori - flavioluiz.sartori@gmail.com

terça-feira, 13 de julho de 2010

MORTE POR APEDREJAMENTO AINDA EXISTE: RECEBI ESTE E MAIL E FIQUEI ESTARRECIDO, LEMBREI DE ELIZA SAMUDIO E MÉRCIA NAKASHIMA


Recebi a pouco o e mail que segue abaixo, com todo respeito ao Islã, aliás tenho uma cópia do Alcorão e sempre leio algumas partes, também mantenho meu respeito ao povo do Irã, mas não posso concordar com apedrejamento, sei que aqui no Brasil as mulheres são vítimas da violência, nos ultimos dias a todo momento a mídia lembra das terriveis mortes de Eliza Samudio e da advogada Mércia Nakashima por homens transtornados e irracionais, por isso mesmo diante de um fato terrível como este do apedrejamento não podia ficar sem postar nada.

Texto de email que recebi:

Sakineh Mohammadi Ashtiani


Caros amigos

Graças a protestos globais a iraniana Sakineh Mohammadi Ashtiani acabou de escapar da morte por apedrejamento.

Ela ainda poderá ser enforcada, mas a execução por apedrejamento continua. Agora mesmo outras 15 pessoas estão no corredor da morte aguardando serem apedrejados, onde as pessoas são enterradas até o pescoço e pedras enormes são jogadas nas suas cabeças.

O perdão parcial a Sakineh, fruto dos esforços dos seus filhos em gerar uma pressão internacional, mostrou que se nós nos unirmos manifestando o nosso horror, nós poderemos salvar a vida dela e acabar com o apedrejamento de uma vez por todas. Assine a petição urgente agora e depois envie para todos que você conhece -- vamos acabar com estas execuções crueis agora!

http://www.avaaz.org/po/stop_stoning/?vl

Sakineh foi condenada por adultério, assim como as outras 12 mulheres e um homen, que aguardam o apedrejamento. Mas os seus filhos e um advogado diz que ela é inocente e que ela não teve um julgamento justo, dizendo que a sua confissão foi forçada e como ela só fala azerbaijano, ela não entendeu o que estavam perguntando no tribunal.

Apesar do Irã assinar a convenção da ONU que requere que a pena de morte seja usada somente para os “crimes mais sérios” e apesar do parlamento iraniano passar a lei banindo o apedrejamento ano passado, o apedrejamento por adultério continua.

Os advogados de Sakineh dizem que o governo iraniano “está com medo da reação pública no Irã e da atenção internacional” para acabar com o apedrejamento. E depois dos Ministros da Turquia e do Reino Unido se declararem contra a sentença de Sakineh, ela foi suspensa.

Os corajosos filhos de Sakineh estão liderando uma campanha internacional para salvar a sua mãe e acabar com o apedrejamento. Uma comoção internacional agora pode acabar com esta punição terrível. Vamos nos unir hoje ao redor do mundo para acabar com esta brutalidade.

A campanha em defesa de Sakineh Mohammadi Ashtiani, uma sofrida mulher cidadã iraniana é a mesma contra os crimes que mataram Eliza Samudio e a advogada Mércia Nakashima, vivemos em uma sociedade machista, em qualquer lugar do mundo existem pessoas com o goleiro Bruno, seus comparsas e o policial aposentado Mizael Bispo de Souza, temos obrigação de ficar atentos e denunciar com veemência qualquer tipo de violência.

Flávio Luiz Sartori - flavioluiz.sartori@gmail.com

segunda-feira, 12 de julho de 2010

NUNCA SEREMOS ETERNOS CAMPEÕES, FUTEBOL É UM PRODUTO DE MERCADO E MARKETING E PARA TER GRAÇA UM ÚNICO PAÍS NÃO PODE SER CAMPEÃO SEMPRE


Depois da derrota do Brasil para a Holanda, sexta feira dia 02 de Junho, já na semana passada assisti o Jornalista Orlando Duarte participando do Programa Todo Seu apresentado por Ronie Von na TV Gazeta. Orlando Duarte, sempre muito realista, aliás, desde os tempos em que eu ouvia suas analises sobre o futebol na Jovem Pan, definiu em poucas palavras a atual condição dos jogadores da seleção brasileira de futebol, para Orlando são todos milionários e nesta condição não precisam conquistar mais nada para mostrarem serviço e serem reconhecidos. Por que lutariam pela camisa da seleção brasileira de futebol?

Durante o jogo contra a Holanda percebi pela televisão que alguns jogadores, dentre ele cito Robinho, estavam bastante determinados e pareciam querer mostrar algo mais, mas não eram todos.

O problema da participação do Brasil em todas copas do mundo, principalmente depois do primeiro título em 1958 e depois da seqüência de mais dois campeonatos vitoriosos em 1962 e 1970 é que nós brasileiros se acostumamos a querer que nossa seleção vença sempre em todos campeonatos, para nós brasileiros nem o vice campeonato interessa, só o título e nada mais e se fosse assim talvez hoje o futebol não teria o espaço que tem com uma imensa maioria de seguidores no mundo

Em uma realidade onde nossos melhores jogadores são considerados cada vez mais estrelas, além do fato de serem milionários imaginar que as empresas que patrocinam o futebol investindo milhões de dólares e euros não tem influência sobre o comportamento e as ações destes jogadores é pura ingenuidade nossa.
Desde o primeiro momento ficou claro que esta Copa do Mundo na África era para ser vencida por uma seleção européia basta lembrar que a seleção brasileira de futebol literalmente apanhou para valer nos jogos contra a Costa do Marfim e Portugal, ali começaram a tirar o Brasil da Copa. Quanto a Argentina que poderia ocupar o espaço do Brasil, não tinha um time organizado para enfrentar as seleções de ponta da Europa e isto ficou comprovado na derrota por goleada para a Alemanha, ficou o Uruguai que fez bonito, porém, não tinha time para ser campeão.

Em 2014 é muito difícil ainda mais depois de 1950, que a seleção brasileira de futebol não seja campeã aqui em nosso território, se ganhássemos a Copa da África e também aqui no Brasil em 2014, seriamos sete vezes campeões do mundo e por oito anos seguido, isso poderia tornar a Copa do Mundo de Futebol algo monótono e muito lugar comum, não interessaria aos investidores do mercado globalizado do futebol, principalmente aos europeus que ainda detém os maiores volumes de investimentos e lucros. Portanto, devemos ter claro que o futebol de hoje no atual mundo de economia globalizada é uma questão de mercado, de lucros e que não interessa aos investidores que uma única seleção de futebol, como por exemplo a brasileira, seja uma eterna campeã, tem que existir mais campeões, mais disputas, mais emoções.
No século passado, dos anos cinqüenta para os sessenta, a novidade foi o Brasil, depois em 1966 tiveram que “arrumar” um título para a Inglaterra. Um novo campeão só foi aparecer no final dos anos setenta e nos anos oitenta, a Argentina, depois disso outro novo campeão só em 1998, a França. Agora em 2010 mais uma nova campeã, a Espanha, e isso não vai ficar por ai, logo teremos outros campeões: EUA e algum pais da África e da Ásia, podem ir se acostumando.


Flávio Luiz Sartori - flavioluiz.sartori@gmail.com

terça-feira, 6 de julho de 2010

DATAFOLHA, IBOPE E A GLOBO NÃO DESISTEM E CONTINUAM DESRESPEITANDO A INTELIGÊNCIA DO ELEITOR BRASILEIRO APOSTANDO EM SUA PRETENSA MEMÓRIA CURTA

Pesquisas realizadas em espaço de tempo muito curto por uma mesma empresa podem ser manipuladas com maior facilidade.

O DataFolha e o IBOPE continuam arriscando suas credibilidades perante a opinião pública brasileira para ajudar José Serra, mudam o resultado de suas pesquisas sem uma explicação convincente, ao mesmo tempo em que nós, os profissionais de pesquisa corremos o risco de termos nossa classe profissional desacreditada porque as pesquisas eleitorais conflitantes, do DataFolha e do IBOPE ganham um espaço na mídia, principalmente no PIG, mesmo que tenham resultados diferentes que são cada vez mais facilmente identificados pelos eleitores.

Já expliquei aqui como o DataFolha e o IBOPE manipulam pesquisas e só verificar nos textos publicados do blog http://flavioluizsartori.blogspot.com/2009/09/relatorio-da-pesquisa-cniibope-do_25.html e no http://flavioluizsartori.blogspot.com/2009/09/jornalista-paulo-henrique-amorim-abre.html, através de entrevistas com pessoas com rendas familiares e escolaridades no nível de curso superior em números maiores dos que os das cotas de eleitores que pertencem as estes segmentos divulgados pelo TSE.
Porém se quiserem, tanto DataFolha quanto IBOPE podem lançar mão de outras formas para fabricar resultados em pesquisas de opinião e uma delas poderia ser, repito, poderia ser, a que explico na seqüência.

Exatamente seis dias antes desta última pesquisa divulgada no último final de semana, o IBOPE divulgou uma pesquisa exatamente igual ao da última pesquisa do Vox Populi, com Dilma com cinco pontos na frente de Serra. Nesta última pesquisa o mesmo IBOPE divulgou resultado com Serra empatado tecnicamente com Dilma, como que se Serra em um espaço de tempo muito curto tivesse se recuperado como que em um passe de mágica.

Então, prestem bem a atenção em como uma manipulação de números poderia ser feita com facilidade em um caso como das duas pesquisas do IBOPE.

Há aproximadamente uma semana o IBOPE divulgou uma pesquisa com resultado de uma amostragem de entrevistas com respostas estimuladas com Dilma Roussef na frente, aliás, como já escrevemos aqui. Esta pesquisa teve um trabalho de entrevistas realizadas que foi feito por municípios, estados e regiões de acordo com o relatório do próprio IBOPE. Os “técnicos” do IBOPE, que não são muitas pessoas (eu mesmo posso criar sozinho, com ajuda do Excel um arquivo que permite a tabulação de uma pesquisa e a transformação dos seus resultados estatísticos em um relatório em no máximo 48 horas) já sabiam pelos números da primeira pesquisa as cidades e regiões onde Serra teve resultados melhores que Dilma na pesquisa da semana pasada, portanto poderiam muito bem planejar o trabalho de campo da pesquisa divulgada no último sábado, que foi feita posteriormente, com um maior número de entrevistados nos municípios onde Serra teve melhores resultados na pesquisa anterior e desta forma quando foi feita a tabulação desta última pesquisa do IBOPE divulgada no último sábado pela TV Globo, os números das entrevistas onde os eleitores da amostragem responderam de forma estimulada que pretendem votar Serra obviamente que seriam mais altos e Serra “subiria” na intenção de votos estimulados, como de fato aconteceu e o próprio IBOPE poderia até se justificar dizendo que tem que mudar as cotas de pessoas entrevistadas, principalmente nos municípios, de uma pesquisa para a outra.
Conclusão, a manipulação poderia ser feita sem ser percebida pela imensa maioria dos eleitores, que obviamente não tem conhecimento em detalhes de como é feita uma pesquisa de opinião.

Como o amigo leitor internalta pôde constatar, os números de uma amostragem de uma pesquisa podem servir de parâmetro para que uma amostragem de uma pesquisa similar realizada posteriormente possa ser facilmente manipulada e modificada.

Quando o IBOPE divulga o resultado de uma pesquisa com uma tendência e depois modifica esta tendência em poucos dias demonstra que não tem nenhum respeito pela opinião pública das pessoas que são o principal motivo da existência do próprio IBOPE como empresa de pesquisa exatamente porque se não forem feitas as entrevistas não existe pesquisa nenhuma e uma pesquisa deve ser feita para refletir a verdade, principalmente por um IBOPE que tem a história que tem no Brasil.

O DataFolha e o IBOPE abusam da sorte quando contam com a pretensa memória curta do cidadão brasileiro.

Flavio Luiz Sartori - flavioluiz.sartori@gmail.com

segunda-feira, 5 de julho de 2010

PESQUISAS FALSAS DO DATAFOLHA E DO IBOPE DESTE FIM DE SEMANA SÃO APENAS O INÍCIO DA ESTRATÉGIA SUICIDA DE SERRA COM AJUDA DO PIG

Vai começar a baixaria. O PIG, principalmente a Rede Globo estava apavorado com a possibilidade de que devido a uma possível vitória do Brasil na Copa do Mundo, o efeito positivo do evento fosse capitalizado somente pelo Governo Lula.

Com a derrota do Brasil para a Holando na última sexta-feira o plano macabro da oposição e do PIG de transformar a eleição presidencial em uma onda de ataques contra Dilma Roussef teve inicio, com a divulgação das pesquisas fajutas do DataFolha e do IBOPE. O próximo passo foi dado logo após a goleada da Alemanha, que eliminou a Argentina. A Tv Globo jogou tudo no sentido de forçar a barra para tentar aflorar nos brasileiros o mais profundo sentimento de alienação, incitando de maneira incisiva o ódio aos argentinos com o objetivo de criar um clima emotivo onde a subida de José Serra no DataFolha e no IBOPE refletiriam o descontentamento generalizado da nação brasileira contra a seleção de Dunga e também ao seu apoiador Presidente Lula.

Maior exemplo do tipo de ataque que esta por vir contra a candidata apoiada pelo Presidente Lula esta na manchete do site globo.com de agora a pouco: "Dilma declara ter 1 milhão e campanha de 187 milhões", se esta manchete não foi feita para associar a campanha presidencial de Dilma Roussef à abundância de dinheiro devemos estar ficando loucos.

Podem se preparar, coisas muito piores estão por vir, não é da natureza de José Serra e da turma que comanda o PIG, principalmente os filhos do Roberto Marinho, que pelas palavras de Paulo Henrique Amorim, não tem nome, aceitar a terceira derrota consecutiva para o Presidente Lula, serão capazes de tudo, tudo mesmo.

Em tempo: Continua a campanha da Globo para desmoralizar Dunga, o técnico da Seleção Brasileira de Futebol que só queria que todos órgão de comunicação (jornais, rádios e emissoras de Tv) tivessem o mesmo direito no momento de divulgar noticias sobre a seleção e não encontrei nem uma palavrinha nos sites do PIG, principalmente os da Globo sobre o escândalo que envolve o filho de um dos diretores da Rede Brasil Sul de Comunicação, a RBS, em Santa Catarina, que é acusado de estrupo.

Flávio Luiz Sartori - flavioluiz.sartori@gmail.com