terça-feira, 8 de junho de 2010

SERRA E OS DOSSIÊS: O FEITIÇO VAI VIRAR CONTRA O FEITICEIRO

Serra é o rei dos dossiês, em sua gestão no Ministério da Saúde os gastos com empresas que trabalhavam na área da espionagem foram acima do normal. Agora Serra tenta associar a figura da candidata Dilma Roussef, apoiada pelo Presidente Lula a uma possível trama de espionagem contra ele, Serra.
Quem não se lembra de como Serra e FHC fizeram para derrubar a candidatura de Roseana Sarney em 2002 e depois como derrubaram Ciro Gomes, sempre com ajuda da Rede Globo na mesma campanha presidencial?

A queda de Serra nas pesquisas eleitorais era apenas uma questão de tempo, o problema dos Tucanos e dos Demos são eles mesmos e não decorrentes uma possível espionagem com objetivo de plantar falsas notícias e gerar boatos negativos sobre Serra. Já vai longe o tempo em que uma acusação era lançada a esmo na opinião pública e mesmo não sendo verdadeira podia pegar e acabar com uma candidatura. Eu mesmo me lembro que em 1974 todo mundo falava que o Carvalho Pinto, que disputava o Senado de São Paulo com Orestes Quércia tinha traído o Jânio Quadros e por isso mesmo as pessoas não iam votar nele. Quércia teria vencido a eleição com base em um boato? Não, isso era apenas estória para boi dormir, se uma parte da opinião pública levou em consideração a possível traição do candidato Governista Carvalho Pinto, da ditadura militar, do partido dos generais no poder, a ARENA, não deve ter sido decisivo na hora do voto. Decisivo mesmo foi o sentimento de oposição e descontentamento do eleitorado em relação ao Governo Militar na época, isso em plena crise mundial do petróleo e desilusão com a euforia de 1970, com o jogo de cena criado pela ditadura tendo a conquista da Copa do México pela seleção brasileira de futebol foi por isso que a oposição, representada pelo MDB na época e que tinha Quércia como candidato ao Senado venceu com votação recorde.

Agora, quando as pesquisas começam a comprovar a capacidade do Presidente Lula de transferir o prestígio dos acertos de seu governo para a candidatura presidencial de Dilma Roussef o desespero da oposição e principalmente de Serra começa a ficar incontrolável obrigando eles a partirem para o vale tudo.

Nesse contesto fica claro e evidente que a idéia da oposição é transformar o debate eleitoral em uma baixaria total, uma tentativa de nivelar a campanha eleitoral por baixo transformando a mesma em um jogo de acusações, de forma que a classe política, que já não goza de respeito pela população seja vista com mais gravidade ainda, como um verdadeiro bando de desonestos. Dessa forma, para Serra e seus aliados, o debate político se daria em um patamar onde não existiria diferença entre governo e oposição ainda em pleno inicio de Junho em um momento em que a campanha eleitoral ainda nem começou para valer. Serra e seus apoiadores se esquecem que o Governo Lula representa exatamente o contrário da baixaria que eles querem impor como marca registrada da campanha presidencial, Lula transfere votos para Dilma por credibilidade junto à população e não será com acusações inventadas com ajuda do PIG é que a oposição irá reverter o quadro desfavorável na atual conjuntura, podem ter certeza.

Flávio Luiz Sartori - flavioluiz.sartori@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário