sexta-feira, 16 de abril de 2010

DECISÃO DO TSE EM RELAÇÃO AO SENSUS ABRE PRECEDENTE PARA QUE DATA FOLHA E IBOPE FINALMENTE SEJAM OBRIGADOS A ABRIR SUAS “CAIXAS PRETAS”

Já faz muito tempo que as “caixas pretas” sobre as cotas de entrevistados do IBOPE e do Datafolha precisam ser abertas.
Quem tem histórico de manipulações em momentos decisivos de muitas eleições são o Datafolha e o IBOPE, não o Sensus e o Vox.
O TSE já deveria ter uma equipe técnica capacitada para auditar empresas de pesquisa como o Datafolha e o IBOPE à muito tempo.
Ao atender solicitação do PSDB em relação a última pesquisa do Sensus, o TSE abriu o precedente que todos nós esperávamos a muito tempo.

Então, esta lançado o desafio. Proposta:

Que o TSE aproveite este importante momento de debate sobre as pesquisas eleitorais e convoque todos os principais institutos ou empresas de pesquisas que atuam divulgando resultados de pesquisas eleitorais nas principais mídias do Brasil sobre a eleição deste ano para apresentarem de forma transparente a metodologia usada e a forma como auditam suas pesquisas.
O TSE também poderia convocar profissionais de todo Brasil, com comprovada experiência em planejamento de pesquisas de opinião e que não tenham histórico de relação com estes institutos ou empresas de forma que estes profissionais possam analisar as metodologias utilizadas e emitir pareceres.

Flávio Luiz Sartori – flavioluiz.sartori@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário