sexta-feira, 30 de outubro de 2009

O ÓDIO DOS MARINHOS AO GOVERNO LULA ESTÁ LEVANDO A GLOBO A SE COMPORTAR DE FORMA IRRACIONAL

Eu já estava preocupado com a possível falta de assunto pra escrever no blog. Há dias as pesquisas, ou melhor, os blefes do PIG desapareceram depois do fiasco IBOPE / Ronaldo César Coelho. Quando quase a meia noite do ainda 29 de Outubro começou o Jornal da Globo, com o resumo da ópera de como o PIG age na mídia brasileira no dia a dia.

Logo de cara, na carona da noticia de que a economia dos EUA esta reagindo e o crescimento esta voltando por lá, eis que surge Carlos Alberto Sardenberg para cumprir seu papel diário e seguir o script: os gastos do governo no Brasil não param de crescer e isto será uma armadilha para o próximo presidente.

Segue o Jornal da Globo. Processos no lixo no Estado de Alagoas. A entrada da Venezuela no Mercosul, apesar do Brasil ter negócios importantes com o mercado venezuelano, Chaves é um desagregador. E quando ele for o presidente de plantão do Mercosul na rotatividade? Ai entra Arnaldo Jabor e de cara diz que o Mercosul é uma droga que só atrapalhou o comercio do Brasil com o resto do mundo e que o Chaves vai usar o Brasil para seus propósitos. Chega, não preciso escrever mais nada, para encerrar Jabor ainda citou Nelson Rodrigues, ao dizer que vamos chorara lagrimas de esguicho. Alívio, finalmente os comerciais.

Futebol, o Fluminense ganha uma e não sai do vigésimo, o Palmeiras é líder. Nada de importante, por enquanto, no Jornal da Globo.
A entrada de Bruno Senna na Fórmula 1, o filme com tema capoeira, o Besouro e, de repente termina o Jornal da Globo. Espera ai, nenhuma palavra sobre a presença do Presidente Lula em São Paulo na Expocatadores? Nem sobre o fato dos golpistas de Honduras terem aceitado que o Congresso do país restitua Zelaya ao poder?

O Jornal da Globo esta se transformando no jornal do “nada a declarar”, como já dizia Armando Falcão no auge da Ditadura Militar.

Vou ao Jornal da Band, o assunto é a manutenção do IPI reduzido, na Band com fala do Ministro Mantega, depois a entrada da Venezuela no Mercosul e a ênfase foi a de que a própria oposição na Venezuela defende a entrada do país no Mercosul porque Chaves será obrigado a assinar tratados de comprometimento com regras democráticas das quais se esquiva no momento.

Depois, a cobertura da visita do Presidente Lula em São Paulo e o discurso na Expocatadores, onde o presidente se dirigiu especialmente para os jornalistas, principalmente do PIG, discursou Lula: “Esquece a pauta de seus editores e escuta essas pessoas que estão aqui. Vocês vão compreender porque a figura do chamado formador de opinião pública que antes decidia as coisas neste país, já não decide mais. É porque esse povo já não quer mais intermediários. Esse povo tem pensamento próprio. Anda pelas suas pernas, trabalha pelos seus braços, enxerga pelos seus olhos e fala pela sua boca.”
Também não faltou espaço para a disputa interna no PSDB entre Serra e Aécio pela candidatura a presidência.
Espaço ainda para Situação em Honduras com o recuo dos golpistas.
Noticias sobre as reformas do Senado com a demissão de João Carlos Zogbi, ex diretor do Senado acusado de irregularidades.

Apesar dos exageros ideológicos á direita, Boris Casoy mantém a compostura, longe dos exageros já descritos aqui, dos jabores da vida.

Conclusão, o Jornal da Globo se transformou em uma verdadeira resenha do PIG, a Globo prefere perder a capacidade de noticiar em detrimento de sua verdadeira cruzada anti governo Lula, a coisa se transformou em algo que beira ao pessoal. A ida do Presidente Lula em uma inauguração na Rede Record é vista como um ato de apoio ao concorrente direto da Globo e os Marinhos preferem que a emissora abra mão do compromisso de informar para atender seus caprichos pessoais.
O que choca não é o comportamento dos Marinhos, o surpreendente é constatar a verdadeira personalidade de pessoas como Arnaldo Jabor, que aceitam descer a ladeira abaixo e se prestar ao papel de porta vozes do rancor.

Como pode alguém como Jabor se desconectar da racionalidade?
O ódio dos Marinhos será a ruína da Globo.


Flavio Luiz Sartori - flavioluiz.sartori@gmail.com

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

DISCURSO DO PRESIDENTE LULA NA EXPOCATADOR EM SÃO PAULO


Lula critica "elite pedante". E para variar, a imprensa

De Ricardo Galhardo, de O Globo do site noblat.com.br o mesmo vetou este humilda internalta:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou nesta quinta-feira a elite e a imprensa brasileira. Sem dizer a dizer a palavra elite, Lula criticou setores da sociedade que é "pedante e arrogante".

Falando para um grupo de catadores de material reciclável, na Expocatador, a primeira exposição internacional de materiais recicláveis, em São Paulo, Lula disse que membros da elite passam de carro pelas ruas e jogam lixo nos carrinhos dos catadores de material reciclável.

-Vocês estão fazendo mais do que catar material. Vocês estão ensinando a essa gente pedante, a essa gente arrogante, que o ser humano não pode ser discriminado pela sua profissão ou pelo trabalho que faz - disse Lula, falando para aproximadamente 1.500 catadores de material de Brasil, de outros países da América Latina e até da Índia.

Antes da exposição de material reciclável, Lula passou no XVII Salão Internacional do Transporte (Fenatran), no Parque do Anhembi, que reúne fabricantes de material para transporte e fabricantes de caminhão, como Scania e Mercedes-Benz.

- Eu sinto orgulho. É que eles (fabricantes de caminhões) estão bem. Saio do lado mais rico que está bem graças à política acertada do governo e venho aqui para a parte mais pobre - comentou Lula.

Depois, dirigindo-se aos jornalistas que trabalhavam no evento, Lula criticou a imprensa. O presidente disse que não existe mais o chamado formador de opinião, pois "hoje o povo tem sua própria opinião".

- Esquece a pauta de seus editores e escuta essas pessoas que estão aqui. Vocês vão compreender porque a figura do chamado formador de opinião pública que antes decidia as coisas neste país, já não decide mais. É porque esse povo já não quer mais intermediários. Esse povo tem pensamento próprio. Anda pelas suas pernas, trabalha pelos seus braços, enxerga pelos seus olhos e fala pela sua boca - disse Lula, que estava acompanhado por vários ministros, como Carlos Lupi (Trabalho), Márcio Fortes (Cidades), Paulo Vanucchi (Direitos Humanos), Gilberto Carvalho (chefia de gabinete) e Luciano Coutinho (BNDES). O prefeito Gilberto Kassab (DEM) também estava no evento, assim como o ex-prefeito Paulo Maluf (PP).

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

CONTINUO ATENTO E AGRADEÇO QUEM ACESSA E SEGUE O BLOG

Por estes dias estou um pouco mais atarefado que o normal e não estou podendo blogar novos textos tão rapidamente, também parece que no momento as pesquisas nacionais e os ânimos na política estão aparentemente tranquilos, mas não se enganem, nem José Serra, nem o PIG desistirão tão facilmente.
Assim como nós, que ainda não temos o peso que o poder econômico dá ao PIG, os agentes a serviço do PIG estão alertas e esperando um mínimo detalhe para criar uma crise em poucas horas.
E, nós estamos alertas para questionar. Estou indo para casa, vou assistir os jornais da noite com "olho clínico" como dizia meu pai , e se acontecer aquelas aberrações tipo Arnaldo Jabor, Boris Casoy, tentarei escrever alguma coisa para amanhã.
Gostaria de agradecer todos que acessam meu blog, todos que confiaram e até se tornaram seguidores, na pessoa da primeira seguidora, realmente muito obrigado e até amanhã e não se esqueçam de seguir os contos de Jorge Luis Borges, o mestre da narrativa curta.

Flávio Luiz Sartori